Bolsonaro analisa nova indicação à Petrobras com Bento Albuquerque
Reunião entre o presidente e o ministro deve avaliar nome indicado por Paulo Guedes para a estatal
O Presidente Jair Bolsonaro (PL) faz reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque nesta terça-feira (5.abr) em que ambos devem avaliar a viabilidade de um indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, à presidência da Petrobras. Trata-se do Secretário de Desburocratização da pasta, Caio Paes de Andrade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O encontro, no Palácio do Planalto, também deve debater o desgaste provocado pelas recentes desistências de Rodolfo Landim e Adriano Pires, respectivamente indicados à presidência do Conselho Administrativo e presidência da estatal.
Diferentemente dos últimos dois nomes indicados, Paes de Andrade não possui vínculos comprovados com empresas ligadas ao setor de petróleo e gás. Também não tem experiência no ramo. Ele foi presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e à frente do cargo ganhou notoriedade com a implantação do sistema gov.br, responsável por aglutinar serviços digitais do governo federal.
O atual secretário de desburocratização da Economia tem pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University e é mestre em Administração de Empresas pela Duke University.
As mudanças na gestão da Petrobras são uma tentativa de Bolsonaro de controlar os preços dos combustíveis, mesmo diante da variação do valor do barril do petróleo, agravada pela guerra entre Rússia e Ucrânia. O presidente da República teme ter o desempenho nas eleições afetado pela alta nos postos, que impulsiona também a inflação.
Leia mais: