Publicidade
Governo

Bolsonaro condecora primeira-dama e ministros com a Ordem de Rio Branco

A condecoração tem objetivo de "distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas"

Imagem da noticia Bolsonaro condecora primeira-dama e ministros com a Ordem de Rio Branco
Da dir. para a esq., Michelle Bolsonaro, Jair Bolsonaro e o chanceler Carlos França, em cerimônia no Itamaraty (Reprodução/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta 4ª feira (8.dez), o presidente Jair Bolsonaro (PL) condecorou 26 pessoas e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) com a insígnia da Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Entre os nomes, estão: a primeira-dama, Michelle Bolsonaro; os ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, Cidadania, João Roma, Saúde, Marcelo Queiroga, e do Turismo, Gilson Machado; a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República (SeGov), Flávia Arruda; o advogado-geral da União, Bruno Bianco; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Célio Faria Jr.; o subchefe de assuntos jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro Cesar Sousa; o deputado federal Arthur Oliveira Maia (DEM-BA); os embaixadores Paulino Franco de Carvalho Neto -- secretário de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania no Itamaraty --, Achilles Emilio Zaluar Neto, Sarquis José Sarquis -- secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos --, José Augusto Silveira de Andrade Filho -- Secretário de Gestão Administrativa --, Andre Odenbreit Carvalho -- secretário especial da Casa Civil --; o almirante de asquadra Wladmilson Borges de Aguiar; os generais de exército Júlio Cesar de Arruda, Lourival Carvalho Silva, Valério Stumpf Trindade e Marco Antônio Gomes; os tenentes-brigadeiros do ar Heraldo Luiz Rodrigues e Sergio Roberto de Almeida, o presidente do Banco Nacional de Desenvovlimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Henrique Montezano; o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães; e a ex-oficial da chancelaria Luzia Cristina Lopes Cattini.

A insígnia foi imposta a Cattini de forma póstuma e recebida por sua família. Ela faleceu em janeiro deste ano, aos 61 anos, em decorrência de complicações da covid-19. De acordo com o governo, no caso da CCAB, o motivo da condecoração é o apoio prestado à missão especial humanitária enviada pelo Executivo brasileiro ao Líbano no ano passado.

Na mesma cerimônia, nesta 4ª feira, outras pessoas foram condecoradas com a Ordem de Rio Branco, mas nos graus de Grande-Oficial, Comendador-Oficial ou cavaleiro. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, por exemplo, recebeu a insígnia no grau de Comendador. Segundo ele, a condecoração "denota o significativo reconhecimento aos trabalhos que são realizados diuturnamente ao Setor Elétrico brasileiro e aos mais de 87 milhões de consumidores". A Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697/1963, para "distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas a pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras, pelos serviços ou méritos excepcionais".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade