Governo anuncia pautas do Brasil para conferência sobre mudança climática
A principal bandeira do Brasil será a defesa do pagamento por serviços ambientais
SBT Brasil
O Governo Federal anunciou as pautas brasileiras para a conferência da Organização da Nações Unidas (ONU) sobre mudança climática. A COP-26 será realizada na Escócia de 31 de outubro a 12 de novembro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A principal bandeira do Brasil será a defesa do pagamento por serviços ambientais. O Código Florestal brasileiro determina que propriedades rurais na Amazônia preservem 80% da área com floresta nativa. De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, "temos que criar esse conceito: temos que, claramente, deixar explícito pra quem vive na floresta que ele recebe alguma coisa por cuidar de árvore".
A comitiva brasileira deve formalizar metas contra as mudanças climáticas. Algumas delas já anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Cúpula do Clima, em abril deste ano: reduzir em 43% as emissões de carbono até 2030, eliminar o desmatamento ilegal e cobrança, por parte do Brasil, da revisão das metas de emissão de poluentes dos demais países.
"O que nós temos feito bilateralmente é pedir mais ambição aos outros países", disse Joaquim Leite. Ainda segundo ele, "o sucesso da COP do Clima é engajar o mundo na direção de uma nova economia verde". Nesta 6ª feira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que o desmatamento da Amazônia em setembro foi de quase 1 mil km² - o segundo pior setembro da série histórica.
O Fórum Nacional de Governadores também está de olho na conferência. O grupo quer reforçar a ideia de que a produção agropecuária brasileira é sustentável. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 45% das florestas nativas preservadas estão em propriedades particulares.
Veja também: