Mourão afirma que pecuária vai se adaptar para cumprir meta da COP26
O compromisso estabelecido pela conferência é a redução em 30% da emissão de gás metano até 2030
SBT News
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse, nesta 4ª feira (3.nov), que a pecuária do Brasil vai se adaptar para cumprir a meta da diminuição de 30% da emissão do gás metano até 2030. O compromisso, assumido com mais 102 países, foi anunciado na abertura da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP26, em Glasgow, Escócia.
"A questão do metano tá ligada aos excrementos da pecuária. Nós temos um rebanho bovino enorme, então vai ter que haver uma adaptação, um planejamento pra isso. Já comentei que já existem empresas que fazem a mitigação dos dejetos do gado. A gente mesmo, nos nossos quartéis, quando o exército era quase todo a cavalo, a gente já fazia isso. Existe know how, é só uma questão de todo mundo se adaptar, mitigação. E tem recursos envolvidos aí na ordem de 12 bilhões de dólares pra auxiliar os países nesse processo", ressaltou o vice-presidente.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o metano é o principal contribuinte para a formação do ozônio ao nível do solo, um poluente perigoso do ar e gás de efeito estufa, cuja exposição causa 1 milhão de mortes prematuras a cada ano. Além disso, o metano é também um poderoso gás de efeito estufa. Durante um período de 20 anos, ele é 80 vezes mais potente no aquecimento do que o dióxido de carbono.
Além do comentário sobre a diminuição de emissão do gás metano, o vice-presidente ainda comentou sobre o cumprimento de metas climáticas pelo país.
"O Brasil tá empenhado. O governo brasileiro, representando o estado brasileiro porque é uma questão de estado, qualquer governo vai ter que encarar esse problema de frente. Tá de acordo com a visão de todos os países do mundo, no sentido de impedir que a temperatura na terra suba além do 1,5Cº que vai prejudicar países com oceanos, vai prejudicar a agricultura, vai prejudicar a vida aqui na terra. Então o Brasil tá fazendo a parte dele nesse sentido", disse o vice-presidente.
Confira: