Bolsonaro é atendido no Hospital das Forças Armadas nesta 4ª feira
Por orientação médica, presidente faz exames para investigar causa de soluços e ficará em observação
André Anelli
O presidente Jair Bolsonaro deu entrada no Hospital das Forças Armadas em Brasília na madrugada desta 4ª feira (14.jul). Por orientação médica, o presidente faz exames para investigar a causa de soluços e ficará em observação por até 48 horas, "não necessariamente no hospital". A assessoria do Palácio do Planalto também informa que o presidente está "animado e passa bem".
Nos últimos dez dias, o presidente vem apresentando soluços e já manifestou desconforto publicamente a apoiadores, chegando a dizer que eram efeitos de medicamentos usados após um implante dentário.
Quando esteve no Rio Grande do Sul, na semana passada, Bolsonaro precisou cancelar um jantar com empresários locais, após se sentir mal. O presidente também tem evitado discursos, com o argumento de que o uso da voz pode piorar os soluços.
O soluço é um espasmo do diafragma e músculos do tórax, porém quando se torna constante pode indicar algum tipo de irritação dos nervos frênico e vago, que inervam o diafragma, devido a situações como refluxo, consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, assim como uma respiração acelerada por exemplo.
Diante do quadro, a equipe médica decidiu fazer exames e verificar sintomas de dores abdominais e refluxo, retorno do ácido estomacal para a região da traqueia.
A agenda presidencial desta 4ª feira foi cancelada. Entre os eventos, reunião do enfrentamento da covid 19, lançamento do cronograma do Novo Ensino Médio e reunião com os presidentes do Judiciário e do Legislativo.