"Ricardo Salles é um ministro excepcional", afirma Bolsonaro em live
Salles é investigado por suposta participação em esquema de exportação ilegal de madeira
SBT News
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, durante a transmissão de sua tradicional live semanal, que o titular do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é um "excepcional ministro". A declaração foi dada um dia após a deflagração de uma operação da Polícia Federal, que investiga Salles por suposto envolvimento no esquema de exportação ilegal de madeira.
Saiba mais
+ Operação da PF sobre meio ambiente mirou 5 madeireiras e 9 servidores
"O Ricardo Salles é um excepcional ministro. Mas as dificuldades que ele tem junto a setores aparelhados do Ministério Público, os xiitas ambientais, as dificuldades são enormes. Não é apenas a Tereza Cristina a responsável por ajudar o campo a produzir mais. É do Ricardo Salles e do governo federal também", disse o presidente, fazendo referência à ministra da Agricultura.
Corrupção no Ministério do Meio Ambiente e Ibama
Na 4ª feira (19.mai), a Polícia Federal deflagrou a operação Akuanduba, que investiga um esquema de facilitação à exportação ilegal de madeira para o exterior. A ação também mirou madeireiras, empresas e associações -- identificadas como pessoas jurídicas.
As investigações da Polícia Federal também indicam que parte das negociações foram intermediadas pelo Ministério do Meio Ambiente. "Evidente que o interesse privado de alguns poucos empresários reincidentes na prática de infrações ambientais (...) foi colocado à frente do interesse público" e "a situação que se apresenta é de grave esquema criminoso de caráter transnacional" foram alguns dos pontos informados pela PF ao Supremo.
Ministro e Planalto criticam ação
Ricardo Salles afirmou que a investigação contra ele "não tem substância" e que a operação realizada pela polícia foi "exagerada" e "desnecessária". O ministro também disse que a ação induziu "ao erro" o ministro Alexandre de Moraes. O magistrado do STF foi quem autorizou a operação.
Leia também:
+ Caso Salles: delegado da PF é referência mundial em crime ambiental
+ Aval do STF para operação contra Salles é indício forte de esquema, diz Mourão
+ Salles recusou oferta de delegado de depor à Polícia Federal nesta 4ª