Gaviões da Fiel é liberada e estará na semifinal da Copa do Brasil
Federação Paulista de Futebol havia proibido a entrada da torcida organizada em estádios de São Paulo até o fim de 2026


SBT News
A Gaviões da Fiel, torcida organizada ligada ao Corinthians, foi liberada para acompanhar o jogo do time alvinegro, neste domingo (14), contra o Cruzeiro, na Neo Química Arena. A partida decidirá um dos finalistas da Copa do Brasil. A decisão da Federação Paulista de Futebol de proibir a presença da organizada em estádios de São Paulo até o fim de 2026 foi suspensa temporariamente.
A notícia foi comemorada pela Gaviões da Fiel nas redes sociais:
"O Gaviões da Fiel comunica que está suspensa a recomendação do Ministério Público que restringia a presença da nossa torcida no jogo deste domingo. Com isso, na decisão da semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, a Fiel estará nas arquibancadas, empurrando o Corinthians do primeiro ao último minuto", disse a Fiel.
O jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, entre Corinthians e Cruzeiro, acontece neste domingo (14), às 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo. O Timão venceu a primeira partida, em Belo Horizonte, por 1 a 0. O vencedor do duelo disputará a final do campeonato com o ganhador da outra semifinal (Fluminense ou Vasco).
Decisão da FPF
A decisão da FPF, divulgada na última quinta-feira (11), veio após uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo. Estavam proibidos, além da entrada de integrantes da torcida, "qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras etc) que identifiquem os associados da torcida organizada".
A recomendação, expedida pelos promotores de Justiça Daniela Hashimoto e Roberto Bacal, destacava confrontos violentos ocorridos em 20 de novembro, após a vitória do Corinthians sobre o São Paulo, envolvendo pessoas identificadas como integrantes da Gaviões da Fiel e da Torcida Independente (ligada ao São Paulo).
"As imagens do ocorrido revelam, de forma inequívoca, não um simples encontro entre torcedores, mas verdadeiro confronto armado, previamente planejado", destaca o ofício.
Em abril deste ano, a Gaviões da Fiel e outras cinco torcidas organizadas ligadas ao Corinthians foram proibidas de entrar em estádios de futebol de São Paulo após incidentes com sinalizadores durante a final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras. Essa decisão perdurou até 29 de outubro, quando a FPF voltou a permitir a presença dessas torcidas nos estádios.








