Dez anos do 7 a 1: em que time atuavam e onde estão os titulares do Brasil após vexame na Copa do Mundo?
Com 30 minutos de jogo, Seleção já perdia por 5 a 0 para a Alemanha; veja a carreira dos jogadores e do treinador Felipão depois do mundial realizado no Brasil

Derick Toda
Com quem e em qual lugar você estava há dez anos durante o jogo Brasil 1 x 7 Alemanha pela Copa do Mundo? A derrota no dia 8 de julho de 2014 foi tão humilhante que é um dos acontecimentos que marca a memória de quem viu o time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, fracassar, em pleno Mineirão lotado, na Copa disputada em solo brasileiro após quase 70 anos.
Virou passeio...
A Alemanha foi a campo com: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Höwedes; Khedira, Schweinsteiger e Kroos; Muller, Özil e Klose.
Com dois desfalques de peso (Neymar, machucado, e Thiago Silva, suspenso), o Brasil levou ao gramado: Júlio César; Maicon, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar; Hulk, Bernard e Fred.
Mas, afinal, você se lembra da carreira deles durante e depois daquela Copa do Mundo?
Júlio César

Goleiro em seu terceiro mundial, Júlio César começou a Copa enquanto atuava pelo Queens Park Rangers (Inglaterra) e, no fim da competição, foi contratado pelo Benfica (Portugal). Ele foi tricampeão da liga portuguesa, vencedor da Taça e da Supertaça de Portugal. Em 2018, o goleiro se transferiu para o Flamengo, clube que o revelou e onde se aposentou. Hoje, está com 44 anos.
Maicon

Lateral-direito, Maicon também competia a Copa do Mundo pela terceira vez. Na época, jogava na Roma (Itália). Ficou um período sem clube e teve passagens rápidas pelos seguintes times: Avaí, Criciúma, Vila Nova e Sona (Itália). O último time, em 2021, foi o Tre Penne (San Marino). Tem 42 anos.
David Luiz

Na época recém-contratado pelo Paris Saint-Germain (França), o zagueiro David Luiz estava em sua primeira e única participação em Copa do Mundo.
David ficou no PSG até 2016, quando foi transferido para o Chelsea (Inglaterra). Em 2019, continuou no campeonato inglês, mas no Arsenal. Depois de dois anos, voltou para o Brasil e passou a jogar no Flamengo, onde continua. Está com 37 anos.
Dante

Jogando pelo Bayern de Munique (Alemanha), o zagueiro Dante também estava na primeira e única participação em Copa do Mundo. Entre os destaques pelo time alemão, foi tetracampeão do campeonato nacional, vencedor de uma Champions League, campeão do Mundial de Clubes da Fifa e de três copas nacionais.
Em 2015, se transferiu para o Wolfsburg, do mesmo país e, no ano seguinte, foi para o francês Nice, onde segue atuando. Hoje, está com 40 anos.
Marcelo

Lateral-esquerdo e um dos maiores vencedores do futebol brasileiro, Marcelo estava no Real Madrid (Espanha), onde ficou por 15 anos. Ele jogava sua segunda Copa do Mundo. Os principais títulos pelo Real foram: cinco Champions League, quatro Mundial de Clubes da Fifa e seis campeonatos nacionais.
Em 2022, Marcelo foi transferido para o Olympiacos (Grécia). No começo de 2023, voltou para o Fluminense, time em que foi revelado. Conquistou um Campeonato Carioca, a Copa Libertadores e a Recopa. Marcelo segue jogando pelo Flu e hoje está com 36 anos.
Luiz Gustavo

Volante e jogando a primeira e única Copa do Mundo, Luiz Gustavo atuava na época pelo Wolfsburg.
No time alemão, foi campeão duas vezes da Taça e Supertaça do país. Foi transferido para o Olympique de Marseille (França), em 2017, e ficou lá dois anos até ser comprado pelo Fenerbahce (Turquia), onde ficou por quase um ano. Teve uma rápida passagem pelo Al-Nassr (Arábia Saudita) e, após ficar sem clube, atua desde janeiro pelo São Paulo. Tem 36 anos.
Fernandinho

Com um ano de Manchester City (Inglaterra), Fernandinho realizava a primeira Copa do Mundo. Entre os destaques pelo City, ele ganhou cinco campeonatos nacionais, seis taças da Inglaterra e duas supertaças inglesas. Em 2018, o jogador foi convocado para a Copa do Mundo na Rússia.
Em 2022, voltou para o Athletico Paranaense, clube onde é considerado ídolo e segue jogando. Está com 39 anos.
Oscar

Na época jogador do Chelsea (Inglaterra) e no auge da carreira, o meia Oscar competia a Copa do Mundo pela primeira e única vez.
O jogador foi uma vez campeão da liga da Inglaterra e duas vezes da Copa da Liga Inglesa. Em 2017, o meia se transferiu para o Shanghai Port (China), em uma aposta do clube para alavancar o futebol chinês. O jogador continua na Ásia e está com 32 anos.
Bernard

Apelidado de Alegria nas Pernas por Felipão, Bernard foi o escolhido pelo técnico gaúcho para o lugar do lesionado Neymar naquela semifinal da Copa de 2014. Um ano antes, tinha sido um dos protagonistas do título do Atlético Mineiro na Copa Libertadores da América.
À época do mundial no Brasil, atuava pelo Shakhtar Donetsk (Ucrânia), onde ficou até 2018. Depois, atuou por Everton (Inglaterra), Al-Sharjah (Emirados Árabes Unidos) e Panathinaikos (Grécia). Voltou a defender o Galo em junho de 2024 e foi recebido por uma multidão de torcedores no Aeroporto de Confins.
Hulk

Atacante e destaque na época em que jogava no Zenit (Rússia), Hulk foi convocado somente para aquela Copa do Mundo no Brasil. No time russo, ele foi uma vez campeão da liga e da Taça da Rússia.
Em 2016, ele foi transferido para o Shanghai Port, onde ficou por cinco anos. Em 2021, chegou ao Atlético Mineiro. Pelo Galo, foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Hulk segue no time e tem 37 anos.
Fred

Camisa 9 da seleção, Fred jogava pelo Fluminense quando foi convocado para sua segunda Copa do Mundo. O atacante também foi chamado para a Copa de 2006, na Alemanha.
Fred ficou no Flu até 2016, quando passou a defender o Galo. Em 2018, ainda em Minas Gerais, o atacante foi transferido para o rival Cruzeiro, onde atuou até 2020. Depois, voltou para o Fluminense e encerrou a carreira em 2022. Tem 40 anos.
Felipão

O técnico do pentacampeonato, em 2002, foi chamado para a Seleção Brasileira novamente em 2012, após comandar o Palmeiras, naquele ano rebaixado pela segunda vez para a Série B do Brasileirão.
Demitido depois da Copa de 2014, Scolari trabalhou em diversos clubes: Grêmio, Guangzhou (China), Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Athletico Paranaense. O último time que comandou foi o Atlético Mineiro, de onde saiu em março de 2024.
Nesse período após o 7 a 1, os títulos de destaque foram: tricampeonato da China pelo Guangzhou e um Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras.