Atleta do Exército bate recorde e garante vaga em lançamento de dardo nas Olimpíadas
O mineiro Luiz Maurício da Silva conseguiu o recorde sul-americano e a 9ª melhor marca no mundo este ano
Léo Sant'anna
O mineiro Luiz Maurício da Silva será o representante do Brasil no lançamento de dardos nas Olimpíadas de Paris. O atleta garantiu a vaga olímpica no último domingo (30), no Campeonato Brasileiro de Atletismo.
Foram 7 centímetros além do necessário para se classificar para os jogos. Luiz conseguiu o recorde sul-americano e a 9ª melhor marca no mundo este ano. Com esse resultado, ele conquistaria bronze nos últimos três Jogos Olímpicos.
+ Eduardo Paes anuncia desapropriação do terreno onde vai ser construído estádio do Flamengo
Luiz tem 24 anos e é natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Sargento do Exército, ele treina diariamente ao lado do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e chegará à capital francesa no auge da carreira.
"Nunca passou na minha cabeça que eu estaria numa Olimpíada, agora em Paris. Mas é isso, é chegar lá e ver o que o Brasil pode fazer. É repetir esse resultado e buscar além, quem sabe pegar uma final, que seria sonhada, e ir em busca da medalha", diz Luiz.
A preparação do atleta, que inclui exercícios de força e resistência, será feita em tempo recorde, como ajustes finais para a realização de seu sonho. O Exército acreditava que Luiz disputaria uma Olimpíada só em 2028, porém ele atingiu a meta bem antes.
Essa será a estreia de Luiz em uma Olimpíada. O Brasil nunca conquistou uma medalha nessa modalidade.