Rumo aos Jogos de Tóquio, atletas são vacinados contra Covid-19
Foram doadas cerca de 4 mil vacinas da Pfizer e 8 mil imunizantes da Sinovac. Pouco mais de 1,8 mil pessoas serão vacinadas
A vacinação dos atletas olímpicos e paralímpicos, que participarão das Olímpiadas de Tóquio, no Japão, começou nesta sexta-feira (14). O Comitê Olímpico Internacional (COI) doou cerca 4 mil vacinas da farmacêutica estadunidense Pfizer e 8 mil imunizantes da empresa chinesa Sinovac, que produz a CoronaVac. Ao todo, 1814 pessoas serão vacinadas contra a Covid-19.
O primeiro atleta a receber o imunizante foi o tetracampeão paralímpico de judô Antônio Tenório, de 50 anos, em São Paulo (SP). O judoca chegou a ter um quadro grave da doença e ficou 18 dias internado.
Já no Rio de Janeiro, a campeã mundial de maratona aquática Ana Marcela Cunha recebeu a dose da vacina do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Rosangela Santos, medalha de bronze do atletismo nos Jogos de Pequim-2008, na China, também recebeu o fármaco.
Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza também terão postos para imunizar os atletas. Enquanto o Brasil aguarda as vacinas doadas pelo COI, os atletas estão sendo imunizados com as doses do Plano Nacional de Imunização (PNI). A entidade garantiu doses suficientes para mais dois brasileiros não-atletas a cada membro da delegação vacinado.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio têm previsão para iniciar em 23 de julho. Já os Jogos Paralímpicos se iniciarão em 24 de agosto.