TSE recebe mais de cinco mil denúncias de desinformação nas eleições municipais
Tribunal encaminhou denúncias validadas para investigações pela Polícia Federal e Ministério Público
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 5.234 denúncias de desinformação eleitoral, registradas desde junho até este domingo (27) de segundo turno. Deste total, 3.463 alertas foram feitos por meio do canal SOS Voto, criado para receber queixas específicas sobre mentiras em redes sociais relacionadas às disputas municipais.
As denúncias passam por uma triagem técnica no TSE. Apenas aquelas consideradas procedentes são encaminhadas para investigação em órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público e Tribunais Regionais Eleitorais.
Em declaração no domingo, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, rebateu críticas sobre uma suposta demora na resolução de casos de notícias falsas. “A Justiça Eleitoral tem prazos curtíssimos e será dada a resposta”, garantiu a ministra.
Para o cientista político Marcelo Issa, do Movimento Transparência Partidária, o combate à desinformação representa um desafio crescente. Ele aponta que a Justiça Eleitoral enfrenta dificuldades para acompanhar o ritmo acelerado da tecnologia, especialmente em dias próximos à eleição.
"A situação é ainda mais complexa quando uma declaração presencial migra para o ambiente digital e se espalha rapidamente, podendo ter um impacto eleitoral determinante”, explicou Issa. Segundo ele, a Justiça Eleitoral precisaria adotar uma postura mais firme em relação às plataformas de redes sociais.