Eleições 2024: Tribunal realiza cerimônia para verificar integridade do sistema eleitoral
Evento irá acontecer nesse sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará neste sábado (5), às 12h, a cerimônia de verificação da integridade dos sistemas eleitorais. O evento é um procedimento habitual e ocorrerá na véspera do primeiro turno das eleições municipais, que será no domingo (6).
A cerimônia tem como objetivo auditar o sistema que será usado para totalizar os votos das urnas eletrônicas em todo o país.
+ Transporte de urnas é prejudicado por crise climática no Norte do país
Durante o evento, serão auditados os programas que gerenciam os resultados das eleições, chamados de gerenciamento da totalização. Também serão inspecionados os sistemas responsáveis pela recepção de arquivos das urnas e pelas informações dos arquivos.
Na noite deste sábado (5), véspera das eleições, Cármen Lúcia, a ministra do Supremo Tribunal Federal do Brasil fará um pronunciamento em cadeia de rádio e TV para convocar os eleitores a votarem.
+ O que significam os votos em branco e nulos? Qual a diferença?
Zerésima
O procedimento - que é realizado no dia das eleições, antes do horário de inicio da votação - verifica se há votos registrados na urna eletrônica antes do início da votação, que começará às 8h em todo país.
Por volta das 7h, os mesários deverão imprimir um relatório de todas as urnas eletrônicas nas seções eleitorais para confirmar que estão zeradas. A votação começará somente após esse processo.