Eleições 2024: Datafolha mostra João Campos com 80% das intenções de votos válidos no Recife
De acordo com pesquisa, candidato venceria no primeiro turno
O atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem 80% das intenções de votos válidos e tem grandes chances de ser reeleito no primeiro turno neste domingo (6), de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5). O candidato liderou todas as pesquisas realizadas pelo instituto desde o início da campanha.
No segundo lugar está Gilson Machado (PL), com 10% das intenções de votos válidos, Daniel Coelho (PSD) com 6% e Dani Portela (PSOL) com 4%, os três empatados tecnicamente. Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU) e Ludmila (UP) não alcançaram 1% das intenções, e Victor Assis (PCO) — que teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco — não pontuou.
+ Eleições: Pesquisa Datafolha mostra que João Campos se mantém na liderança no Recife
Os votos válidos excluem os brancos e nulos. O Datafolha entrevistou 1.684 eleitores, entre sexta (4) e sábado (5), e o nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo e tem registro PE-08828/2024 na Justiça Eleitoral.
Já nos votos totais, o atual prefeito aparece com 75% das intenções, uma variação de um ponto porcentual já que no levantamento anterior, divulgado na quinta-feira (3), Campos tinha 74% das intenções. Gilson Machado, tem os mesmos 10%. Daniel Coelho aparece com 5% e Dani Portela com 3%.
Técio Teles e Ludmila não atingiram 1% das intenções de voto. Disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum 4% dos ouvidos pela pesquisa, e 2% responderam que não sabem.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não diz os nomes dos candidatos, João Campos apresentou variação de 62% para 64% das intenções de voto desde a última pesquisa. Disseram que votariam "no atual" 1% dos entrevistados.
Gilson Machado aparece com 8%, Daniel Coelho e Dani Portela com 3% e 9% disseram que não sabem em quem votariam. Branco, nulo e nenhum foram 4% e outras respostas somaram 9%.