Publicidade
Eleições

Com um mês de campanha, aplicativo do TSE chega a 37 mil denúncias de propaganda irregular

Maioria dos casos se refere à disputa aos cargos de vereador e prefeito

Imagem da noticia Com um mês de campanha, aplicativo do TSE chega a 37 mil denúncias de propaganda irregular
Eleitores de São Paulo foram os que mais fizeram denúncias | Divulgação/TSE
Publicidade

O aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chegou a 37,2 denúncias de propaganda eleitoral irregular referente ao pleito deste ano. Segundo a Corte, os casos, registrados desde o início da propaganda eleitoral, em 16 de agosto, também englobam outras formas de propaganda inadequada, especificadas no aplicativo.

Até o momento, os eleitores de São Paulo foram os que mais fizeram denúncias, com 7,2 mil pedidos de apuração, seguido de Minas Gerais, com cerca de 4,5 mil casos, e do Rio Grande do Sul, com 3,7 mil relatos. A maioria dos casos se refere à disputa aos cargos de vereador (19 mil pedidos de apuração) e de prefeito (quase 10 mil).

O aplicativo Paral foi adotado pela Justiça Eleitoral em 2016, durante as eleições municipais. O objetivo é incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral. Neste ano, a principal novidade é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. 

+ Datena é expulso de debate após dar cadeirada em Pablo Marçal

É importante ressaltar que o Pardal recebe apenas denúncias de propaganda eleitoral irregular. Caso o assunto esteja relacionado a desinformação é preciso fazer a denúncia pelo Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) ou pelo SOS Voto (1491). Já as queixas de crime eleitoral precisam ser enviadas ao Ministério Público Eleitoral.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade