51 cidades terão segundo turno das eleições municipais no Brasil
Quase 40 milhões de eleitores são esperados nas urnas no próximo domingo, 27 de outubro
A apenas oito dias do segundo turno das eleições, 51 municípios brasileiros se preparam para voltar às urnas no próximo domingo, 27 de outubro, para eleger prefeitos. No total, quase 40 milhões de eleitores estão habilitados a votar, sendo 15 dessas cidades capitais estaduais, incluindo São Paulo, que possui o maior número de eleitores: mais de 9 milhões.
+ Pode votar de bermuda? Confira esta e outras dúvidas dos eleitores
As eleições de segundo turno acontecem em cidades com mais de 200 mil eleitores e onde nenhum candidato conseguiu mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Um dos desafios esperados neste segundo turno é a abstenção. No primeiro turno, 22% dos eleitores brasileiros não compareceram às urnas, como foi o caso de Diego Gemaque, que planeja justificar a ausência pelo aplicativo e-Título.
De acordo com Marcelo Guilherme, advogado especialista em direito eleitoral, quem não votou no primeiro turno ainda pode comparecer às urnas no segundo. "A justificativa pode ser feita presencialmente, pelo aplicativo ou pelo sistema da Justiça Eleitoral. Caso o eleitor não justifique, poderá enfrentar sanções, como a impossibilidade de tomar posse em concurso público", explicou.
+ Eleições 2024: o que você precisa saber no dia da votação?
A importância do voto foi ressaltada por Vitória Piani, atendente de lanchonete, que fez questão de exercer seu direito no primeiro turno e planeja repetir no segundo. "A gente tem que fazer nossa parte, para que as coisas funcionem melhor na cidade", destacou.
A votação no segundo turno ocorrerá das 8h às 17h, horário de Brasília. Eleitores que não puderem comparecer devem justificar a ausência em até 60 dias após a votação.