Lula passará o dia em ligações com chefes de Estado nesta 3ª feira
À noite, o petista viaja a Brasília para reuniões do governo de transição
Débora Bergamasco
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar a 3ª feira (8.nov) em São Paulo recebendo ligações de chefes de Estado que querem cumprimentá-lo pela eleição. As autoridades também tratarão de possíveis encontros e viagens pessoalmente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
À noite, Lula viaja para Brasília. Na 4ª feira (9.nov), ela dá início a uma série de reuniões para o governo de transição na capital federal. Estão programadas conversas pessoalmente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. Aliados defendem uma visita ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
Transição
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), deve visitar o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília. Há a expectativa de que, no fim da tarde, ele anuncie parte da equipe de transição. Praticamente todos os nomes já foram escolhidos para representar os partidos que ajudaram a eleger Lula. São eles:
- José Luiz Penna, presidente do PV
- Jeferson Coriteac, vice-presidente do Solidariedade
- Daniel Tourinho, presidente do AGIR
- Wolney Queiroz, deputado federal pelo PDT
- Felipe Espirito Santo, membro da executiva nacional do PROS
- Carlos Siqueira, presidente do PSB
- Wesley Diógenes, porta-voz da Rede
- Luciana Santos, presidente do PCdoB
- Juliano Medeiros, presidente do PSOL
O deputado federal André Janones, principal liderança do Avante, não deve entrar na lista. A legenda deverá indicar outro nome. Ele deve ter outras missões na Câmara Federal. A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que atua na coordenação da transição, vai se reunir com cada uma das lideranças nos próximos dias para discutir atribuições.