Equipe de Lula visita local que sediará gabinete de transição
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante visitaram o CCBB, em Brasília
A equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, nesta 6ª feira (4.nov), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde será montada a estrutura para receber os integrantes do gabinete.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Participaram da visita a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante. No local, ficará a equipe de 50 pessoas. Os indicados irão cuidar do processo de transição do governo atual para o eleito. A segurança do local será reforçada pela Polícia Federal (PF) e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
"A previsão é que, a partir de 2ª feira, a gente já comece a ocupar o espaço, não com toda equipe formada, mas com equipe de administração, que fará essa parte de apoio", disse Gleisi.
O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), foi escolhido para coordenar o grupo. A chamada equipe de transição é prevista pela Lei 10.609 de 2002. Segundo a norma, os membros devem ser indicados pelo candidato eleito e terão acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo federal.
A nomeação dos integrantes da equipe é sempre feita pelo chefe da Casa Civil da presidência da República. No governo Bolsonaro, esse cargo é hoje ocupado pelo ministro Ciro Nogueira.
Além disso, também compete à Casa Civil disponibilizar, aos candidatos eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente, local, infra-estrutura e apoio administrativo necessários.