"Eleições fortalecem democracia brasileira", dizem entidades internacionais
Órgãos elogiaram processo eleitoral e garantiram segurança nas urnas eletrônicas
Camila Stucaluc
O Institute for Democracy and Electoral Assistance (Idea Internacional) divulgou, na 2ª feira (31.out), um comunicado sobre a participação no segundo turno das eleições. No texto, a entidade destaca que, apesar do contexto adverso, composto por um ambiente político complexo, as eleições seguem fortalecendo os alicerces da democracia brasileira.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O dia da votação foi calmo, com respeito entre os eleitores, e os postos de votação funcionaram corretamente, de forma ordenada e fluida. O TSE conduziu o processo com imparcialidade em relação às diferentes forças políticas e demonstrou solvência técnica e logística, refletida nos diferentes componentes do dia de votação", disse o Idea.
A instituição também comentou sobre a segurança e a rapidez no processamento dos resultados do sistema eletrônico de votação, que foram divulgados em cerca de três horas. Segundo a nota, o TSE superou "o desafio de lidar com o maior registro eleitoral da América Latina, com mais de 156 milhões de eleitores".
+ Mourão manda mensagem para Alckmin, que liga para agradecer
O mesmo foi mencionado pela Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Rojae-CPLP), que divulgou um relatório preliminar sobre o pleito. "O sistema eletrônico de votação é seguro, confiável e credível, não permitindo reclamações sobre a transparência do processo eleitoral."