"Ansioso para trabalhar em conjunto", diz premiê britânico sobre Lula
Declaração de Rishi Sunak foi seguida por representantes da União Europeia
Camila Stucaluc
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno das eleições. Em mensagem enviada nesta 2ª feira (31.out), o líder dos Conservadores disse estar ansioso para trabalhar em conjunto com o petista, visando questões que importam para ambos os países.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Parabéns, Lula, pela vitória na eleição brasileira. Estou ansioso para trabalhar em conjunto nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos", escreveu Sunak.
A declaração foi seguida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que disse esperar cooperação do Brasil para enfrentar desafios globais urgentes, como a fome e a crise climática. Pouco tempo depois, o líder do Conselho europeu, Charles Michel, afirmou estar ansioso para parabenizar Lula pessoalmente.
+ Eleições brasileiras são destaque nos principais jornais internacionais
Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem ao petista, dizendo acreditar no esforço conjunto dos países. Além dele, outros líderes como Joe Biden, dos Estados Unidos, Emmanuel Macron, da França, Gabriel Boric, do Chile, e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, cumprimentaram Lula.