TSE verifica sistemas de urnas das eleições e emite a zerésima
Na sede em Brasília, técnicos atestaram autenticidade dos sistemas de transmissão e totalização de votos
SBT News
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez neste sábado (29.out) o teste de verificação dos sistemas de transmissão e totalização de votos das urnas eletrônicas, que serão utilizados no segundo turno das eleições 2022. A Corte Eleitoral fez também a emissão da zerésima do sistema de totalização de voto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O relatório, que foi impresso na presença de todos, demonstrou que não há votos computados para qualquer um dos candidatos que disputam o cargo de presidente da República no segundo turno. Os representantes das entidades presentes na cerimônia foram convidados a assinar esse documento de verificação", informou o TSE.
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE realizou a verificação em um evento aberto à imprensa. Foram aferidos os sistemas de Gerenciamento de Totalização (SISTOT), Receptor de Arquivos de Urnas (RecArquivos), Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos) e Transportador WEB. A equipe atestou que eles correspondem aos lacrados no TSE em setembro deste ano.
Acompanharam a verificação dos sistemas representantes da Polícia Federal, Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Forças Armadas, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e dos partidos políticos PV, PCdoB e Cidadania.
"Todos puderam vir ao TSE acompanhar o desenvolvimento dos sistemas e, a partir daí, nós lacramos aquilo que foi fiscalizado, acompanhado efetivamente por todas as instituições fiscalizadoras", afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente. "O que nós comprovamos agora é que, aquilo que está sendo de fato executado, os sistemas que estão no ar, são aqueles que foram lacrados."