Lula pede esforço do mundo para cuidar da Amazônia
O petista defendeu o desenvolvimento sustentável da região, sem abrir mão da soberania do país
Débora Bergamasco
O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, passou o dia em São Paulo. Lula se reuniu com representantes da Confederação Nacional dos Municípios e deu entrevistas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Logo cedo, Lula deu entrevista a uma rádio do Amazonas. O petista defendeu o desenvolvimento sustentável da região.
"Já está provado cientificamente que você não precisa tirar nenhuma árvore da Amazônia por para plantar soja, plantar milho, criar gado. A gente tem que saber importância da Amazônia para o mundo, e o mundo tem que fazer um esforço para ajudar o Brasil a cuidar da Amazônia", disse o ex-presidente.
"A gente não abre mão da soberania da Amazônia, mas a gente sabe da importância dela para o mundo, a gente sabe da importância dela para o clima no planeta terra e, portanto, as pessoas têm que arcar com a despesa para que a gente possa cuidar com muito carinho, com muito amor da Amazônia, mas sobretudo cuidar do povo da Amazônia", completou Lula.
Pela tarde, o ex-presidente se encontrou com representantes da Confederação Nacional de Municípios e recebeu deles uma carta. Entre os pedidos estão mais investimentos em creches e o incremento de 1,5% no fundo de participação dos municípios. Esse recurso, segundo os prefeitos, seria usado para garantir o pagamento do piso salarial da enfermagem.
"Um presidente não pode governar o país sem conversar com prefeitos e governadores. Nunca antes um presidente tratou os prefeitos com a participação que eu tratei quando fui presidente. Criamos na Casa Civil uma sala pra prefeitos, criamos nas superintendências da Caixa uma sala para atender os prefeitos e posso dizer que nunca antes os prefeitos tiveram tanta participação na elaboração do programa e nas verbas para fazer obras na cidade", disse o petista.
Leia também: