Duas mulheres disputam o Governo de Pernambuco no 2º turno
Marília Arraes ou Raquel Lyra será eleita primeira governadora da história do estado
Waldson Balbino
Com duas mulheres disputando o 2º turno das eleições, Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB), Pernambuco terá a partir deste ano a primeira governadora da história do estado.
A coligação de Marília Arraes é formada pelos partidos PSD, Avante, Agir e PMN. A candidata também fechou acordos com PMB, Republicanos, PDT e União Brasil.
Já Raquel Lyra fez uma aliança, no segundo turno, com os partidos Cidadania, PRTB, Podemos e Novo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No primeiro turno das eleições, pouco mais de 81% dos eleitores pernambucanos compareceram às urnas. Marília Arraes teve 23,97% dos votos válidos, enquanto Raquele Lyra ficou em segundo, com 20,58%.
As duas candidatas enfrentaram desafios pessoais nesta eleição. O marido de Raquel Lyra, o empresário Fernando Lucena, teve um mal súbito e morreu na manhã do dia do primeiro turno, 02 de outubro. De luto, a candidata do PSDB manteve a agenda de campanha.
"Eu fui prefeita de Caruaru duas vezes, duas vezes deputada estadual, delegada da Polícia Federal, procuradora do estado de Pernambuco. Transformei o chão da minha terra para melhor, gerando mais oportunidade para nossa gente", lembrou Lyra.
Já Marília Arraes, de 38 anos, é deputada federal e foi eleita duas vezes vereadora do Recife. Ela está grávida de 6 meses e, em alguns dias, precisou adiar compromissos de campanha. A candidata do Solidariedade é neta de Miguel Arraes, liderança política histórica no estado, morto em 2005.
"Eu tenho os pés no chão, lado a lado com as pessoas, construindo minhas ideias. Há muitos anos, que ando no estado de Pernambuco, que procuro liderar um projeto efetivamente popular, de mudança, aqui no estado", argumentou Arraes.
Leia também: