Publicidade
Eleições

Lula reúne-se com comunicadores e pede empenho contra fake news

À noite, candidato participou de podcast e voltou a falar de notícias falsas

Imagem da noticia Lula reúne-se com comunicadores e pede empenho contra fake news
Lula
• Atualizado em
Publicidade

Candidato do PT ao Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta 3ª feira (18.out) de encontro virtual com 18 mil comunicadores e pediu empenho para engajar a campanha nas redes sociais e para combater fake news. À noite, Lula foi entrevistado no podcast Flow, com audiência que superou a marca de 1 milhão de espectadores.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"A gente vai ter que suspender todas as horas vagas nossas para se integrar à campanha. Para gente poder mostrar a diferença de governo e o que pode acontecer nesse país se a barbárie continuar. Nós dependemos muito de vocês, muito. Cada companheiro que trabalha com comunicação digital, com essas coisas do zap. O zap é a grande arma que ele [Bolsonaro] utiliza para passar suas mentiras", afirmou o ex-presidente no encontro virtual.

No podcast, o petista voltou a falar de fake news e disse que o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) domina uma "fábrica poderosa de contar mentiras" e que tem "uma propensão em falar bobagem". Em tom descontraído, Lula falou ainda de futebol, de propostas para a economia, educação e combate à fome.

Indagado sobre o método dos candidatos, em geral, nas campanhas, Lula defendeu que "tem muito político de esquerda e de direita, íntegros e verdadeiros". E usou de ironia e bom humor para citar o ex-deputado e ex-prefeito da capital paulista, Paulo Maluf: "O problema de debater com o Bozo é que ele é um mentiroso compulsivo. É um negócio impressionante. Eu pensei que o Maluf que era mentiroso, porque eu faço política há 50 anos".

Lula
Lula no Flow Podcast | Reprodução

Lula cobrou regulamentação dos órgãos competentes e um freio às notícias falsas que segundo o candidato, colocam em risco à democracia. 

"Essa tal de fake news ela é um liberou geral para um cara que não presta, um mentiroso. Essas coisas absurdas que eles inventam todo o dia e não tem critério. Eles são capazes de dizer que você nasceu mulher e virou homem, eles são capazes de dizer que vaca voa, que cavalo tem chifre e boi não tem. Qualquer mentira, qualquer tamanho e qualquer hora. É uma veradeira fábrica de mentir a campanha do Bolsonaro."

O petista chamou atenção para dificuldade em desfazer as notícias falsas, sobretudo nas redes sociais. Citou o último debate na Band, no domingo (16.out) e se queixou da falta de espaço para discutir propostas, uma vez que tem se dedicado à responder o adversário. 

"Porque é sempre mais fácil acreditar numa mentira. Minha mãe dizia: uma mentira ela voa, a verdade ela engatinha, é sempre assim", e continuou: "Na rede social, ele faz um ato com cinco pessoas, filma só a cabeça das cinco pessoas e fala que tem uma multidão. É disso que ele vive e é disso que ele se sustenta. E eu fico triste de saber que muita gente no Brasil se deixa enganar por isso", disse Lula. 

Recorde 

O candidato petista alcançou o recorde de audiência nas redes nos primeiros 20 minutos de entrevista e ultrapassou a marca de Jair Bolsonaro, que participou do podcast em 8 de agosto. 

Às 20h30, mais de um milhão de espectadores simultâneos do programa, que tem a maior audiência do país dentro do segmento, acompanhavam Lula falar. Na participação de Bolsonaro, cerca de 570 mil assistiram à live simultaneamente. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade