Publicidade
Eleições

Eleições: teste de integridade das urnas tem 100% de aprovação

Análise não encontrou divergências entre os votos dos eleitores e o registro das urnas no 1º turno

Imagem da noticia Eleições: teste de integridade das urnas tem 100% de aprovação
Alexandre de Moraes
• Atualizado em
Publicidade

Um teste realizado durante o primeiro turno das eleições não encontrou nenhuma divergência entre os votos dos eleitores e o registro das urnas eletrônicas.

O teste de integridade é uma avaliação realizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais do país momentos antes da votação começar. Funciona da seguinte forma: servidores da Justiça Eleitoral depositam, ao mesmo tempo, votos iguais nas urnas eletrônicas e em outra, de papel, para verificar se os votos registrados pelas urnas são os mesmos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, o teste não apresentou nenhum resultado divergente. Neste ano, o número de urnas que realizaram o teste foi muito maior do que nas eleições anteriores.

"Nesse ano, ao invés das 100 urnas tradicionais, realizamos em 641 urnas. E, como só poderia acontecer, obviamente, todas as urnas conferiram os votos dados na urna com os votos dados em papel, lembrando que o teste de integridade é filmado, integralmente. Novamente, nas eleições, no primeiro turno de 2022, se repetiu o que houve nas eleições de 2020, nas eleições de 2018, 2016, 2014, 2012, 2010, 2008, 2006, 2004 e 2002. Vinte anos de absoluta lisura das urnas eletrônicas, com comprovação imediata pelo teste de integridade", concluiu o ministro Alexandre de Moraes.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade