Saiba quem apoia a candidatura de Lula no 2º turno
Ciro e outros políticos, como José Serra, declararam estar ao lado do petista; há expectativa de Tebet
Três dias após o anúncio de que está em segundo turno, a campanha petista intensifica a busca de apoio ao nome do candidato Luiz Inácio Lula da Silva para a decisão em 30 de outubro. Até o momento, ao menos dez figuras políticas e dois partidos afirmaram estar ao lado de Lula. Com destaque a Ciro Gomes (PDT), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador que obteve mais votos no último domingo, o paraense Helder Barbalho (MDB). Há expectativa de que a terceira colocada na disputa presidencial, Simone Tebet (MDB), anuncie apoio a Lula ainda nesta 4ª feira (5.out).
Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
? Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv
FHC disse que votará no petista como forma de apoio a uma história democrática e de inclusão social. "Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", disse. O senador e ex-candidato ao Planalto José Serra também disse que está ao lado da candidatura petista: "Diante das alternativas postas, votarei em Lula".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O PDT de Ciro Gomes anunciou apoio ao petista como uma decisão unânime dentro do partido. E destacou prioridade de defesa da democracia. Pouco depois, Ciro compartilhou um vídeo em redes sociais em que diz defender a decisão do partido. "Frente às circunstâncias, é a última saída," disse.
Pronunciamento - "Gravo este vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT". pic.twitter.com/Ttmx06wCWo
? Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 4, 2022
O Cidadania, de Roberto Freire, também disse apoiar a candidatura petista. Apesar de deputados eleitos terem dito discordar da decisão da sigla. Em relação aos governadores que estão ao lado do petista, até a manhã desta 4ª, foram registrados outros quatro nomes além de Barbalho, são eles: Elmano Freitas (PT), do Ceará; Carlos Brandão (PSB), do Maranhão; o do Piauí, Rafael Fonteles (PT); e Fátima Bezerra (PT) do Rio Grande do Norte. A candidata ao Planalto Sofia Manzano (PCB) também disse estar ao lado do petista.
Encontrei hoje @helderbarbalho, governador do Pará reeleito no primeiro turno com a maior votação do Brasil. Agradeço seu apoio neste segundo turno. Vamos juntos pelo bem do Pará e do Brasil!
? Lula 13 (@LulaOficial) October 5, 2022
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/TA8diVP5ct
Parabenizo o PDT pela decisão acertada. Nós sabemos que quem representa a democracia e a esperança de um futuro melhor para o Brasil é @LulaOficial.
? Carlos Brandão ?? (@carlosbrandaoma) October 4, 2022
O #TimedeLula no Rio Grande do Norte está formado! Estamos juntos e juntas para trazer de volta o melhor presidente da história do Brasil.
? Fátima Bezerra (@fatimabezerra) October 5, 2022
Posso contar com vocês? Não iremos descansar até o dia 30 de outubro! O Brasil vai ser feliz de novo com @LulaOficial!#TôComLula pic.twitter.com/cJL4i3ztAO