Primeiro turno teve menor número de votos brancos e nulos desde 2014
Total de abstenções se manteve estável, com 20,89%
Camila Stucaluc
O primeiro turno das eleições de 2022 teve o menor número de votos nulos e brancos desde 2014. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do total de brasileiros que foram às urnas no domingo (2.out), apenas 4,20% anularam ou votaram em branco no pleito. A cifra corresponde a metade do contabilizado nas eleições de 2018, quando 8,8% não escolheram um candidato.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Confira os resultados das eleições pelo país
As abstenções, por sua vez, chegaram a 20,89%, mantendo a média do pleito anterior (23,15%). Para o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, o fato da quantidade de votos válidos ter crescido prova a confiança que a população tem no sistema eletrônico de votação, bem como no processo eleitoral brasileiro.
+ Lula e Bolsonaro se enfrentam no segundo turno
"A maioria da população acredita fielmente nas urnas eletrônicas. O comparecimento eleitoral e o aumento dos votos válidos em cerca de 7,5 milhões de votos demonstram essa confiança. O que vimos hoje foi um comparecimento maciço da população e um grande número de votos válidos. Isso significa uma maior participação efetiva na escola dos dirigentes do país", disse Moraes.