Eleições

Resultado das urnas no 1º turno colocam em xeque pesquisas

Levantamentos erraram em SP, RJ e RS, nas disputas ao governo, Senado e no duelo Bolsonaro e Lula

Imagem da noticia Resultado das urnas no 1º turno colocam em xeque pesquisas
Psquisa
• Atualizado em
SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

As pesquisas eleitorais de intenção de vota da reta final da disputa de primeiro turno das Eleições 2022 erraram resultados das disputas presidencial, aos governos e ao Senado. Na corrida ao Planalto, o presidente , Jair Bolsonaro, que oscilava na faixa dos 35%, obteve 43% dos votos válidos, contra 47% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - que aparecia com 50%.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As pesquisas Datafolha e Ipec divulgadas neste sábado (1.out) também erraram no resultado das disputas ao governo e ao Senado em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. O candidato ao Palácio dos Bandeirantes pelo PT, Fernando Haddad, que aparecia na frente nos levantamentos, com 39% e 41%, respectivamente, acabou sendo superado pelo candidato apoiado por Bolsonaro, o ex-ministro de Infraestrutura, que aparecia com 31%, em ambas as pesquisas. Nas urnas, Tarcísio obteve 42,36% e Haddad 35,64%.

Na disputa pelo Senado em São Paulo, as pesquisas também mostram o candidato Marcos Pontes (PL), com 31% dos votos válidos, atrás do ex-governador Márcio França (PSB), que tinha 45%, na pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1.out). O astronauta e ex-ministro do governo Bolsonaro obteve 49% dos votos válidos, contra 36% de França, aliado de Lula.

+ Acompanhe a apuração em tempo real 

No Rio de Janeiro, na disputa ao governo estado, as pesquisas indicavam que o governador, Cláudio Castro (PL), com 44% dos votos válidos, enfrentaria o candidato Marcelo Freixo (PSB) no segundo turno, com 35%. Nas urnas, o governador, aliado de Bolsonaro, venceu a disputa no primeiro turno. Com 98% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou matematicamente vencida a disputa, com 58% dos votos válidos para o candidato à reeleição, contra 27% de Freixo.

No Rio Grande do Sul, houve divergência nos resultados na disputa ao governo e ao Senado. O ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que aparecia na última pesquisa Ipec com 40% dos votos válidos, indo ao segundo turno contra o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que aparecia com 30%. Nas urnas, com 99,9% dos votos apurados, o segundo turno entre os adversários foi confirmado, mas quem saiu na frente foi o aliado de Bolsonaro, eleito com 37,5%, seguido pelo tucano, que obteve 26,8% dos votos válidos.  

Na disputa ao Senado no Rio Grande do Sul, o ex-governador Olívio Dutra (PT) liderava com 36% a corrida, segundo a última pesquisa, seguido pelo vice-presidente Hamiton Mourão (Republicanos), com 28%. Nas urnas, Mourão foi eleito com 37,5% dos votos válidos, Leite teve 26%.     

Leia também

+ Lula e Bolsonaro se enfrentam no segundo turno

+ SP: Tarcísio derrota Garcia, passa Haddad e vai ao 2º turno

+ Hamilton Mourão é eleito senador do Rio Grande do Sul

Últimas Notícias