81% dos deputados da legislatura atual disputam reeleição
Dos 596 deputados que já exercem mandato, 486 tentam se reeleger; média das últimas 6 eleições é 416
Bruna Yamaguti
Dos 596 deputados que já exercem mandato na Câmara, 486 são candidatos à reeleição. Esse número equivale a 81% da composição da Câmara dos Deputados, considerando-se os parlamentares que tomaram posse nos últimos quatro anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Neste ano, há mais candidatos à reeleição do que na eleição anterior, 404. A média das últimas seis eleições é de 416. O histórico de renovação das cadeiras da Câmara mostra que os parlamentares que disputam a reeleição acabam tendo mais sucesso que outros que estão de fora. De 1990 para cá, o índice de reeleição nunca ficou abaixo dos 50%.
Além disso, 59 dos deputados desta legislatura são candidatos a outros cargos. Apenas 54 não são candidatos a nenhuma posição. Veja a tabela a seguir:
A composição da Câmara é de 513 deputados. No entanto, ao todo, 598 congressistas tomaram posse na legislatura atual, por causa do afastamento de titulares. Diversos motivos podem provocar o afastamento permanente ou temporário dos deputados dos seus mandatos. Entre as causas mais comuns estão licença ou renúncia para exercer cargo no Poder Executivo ou para concorrer nas eleições municipais ou licença médica.
As vagas são ocupadas pelos suplentes, pela ordem dos mais votados dentro de cada partido ou coligação (que existiu até a eleição passada). Entre os suplentes, alguns podem ser efetivados no cargo, quando o afastamento do titular é definitivo, e outros podem exercer o mandato temporariamente, retornando à suplência quando o titular volta ao cargo.
*Com informações da Agência Câmara