SP: Garcia avança 5 pontos e empata com Tarcísio na margem de erro
Pesquisa Ipespe aponta Haddad (PT) com 36%, Tarcísio (Republicanos) tem 23% e Garcia (PSDB), 21%
Candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB) cresceu cinco pontos percentuais e tem 21% das intenções de voto na disputa pelo governo de São Paulo, segundo a pesquisa Ipespe encomendada pela TV Cultura e divulgada na manhã desta 6ª feira (23.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com esse resultado, ele está tecnicamente empatado na margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 23%. Para analistas, a pesquisa aponta para um segundo turno, mas sem a definição do adversário de Fernando Haddad, do PT.
Fernando Haddad (PT) é o líder, com 36%. Vinicius Poit (NOVO), Altino (PSTU), Carol Vigliar (UP), Gabriel Colombo (PCB) e Elvis Cezar (PDT), registraram 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Votos em branco ou nulo somam 9%. Não sabem ou não responderam foram 8% dos entrevistados. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 9 de setebmro, Rodrigo tinha 16%, Tarcísio 21% e Haddad 36%.
O instituto ouviu 1.000 eleitores por telefone no estado entre os dias 19 e 21 de setembro. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número SP-02673/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05327/2022.
Em todos os cenários simulados de 2º turno, Fernando Haddad (PT) seria eleito governador. O candidato do PT venceria Tarcísio por 47% a 37%. No confronto direto com Rodrigo Garcia, Haddad registra 45% contra 38% do atual governador.
Se a disputa for entre o candidato do PSDB e do Republicanos, há um empate técnico na margem de erro. Garcia registra 36%, numericamente à frente de Tarcísio, com 34% das intenções de voto.