Fernando Haddad diz que congelará IPVA pelos próximos 4 anos se for eleito
Político apontou como injustiça reajuste de até 30% aplicado em 2022
Simone Queiroz
Congelar o IPVA nos próximos quatro anos foi a promessa feita, nesta 6ª feira (9.set), pelo ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), em campanha por Santo André, no ABC paulista, região berço do Partido dos Trabalhadores. Ele fez um caminhada com apoiadores, a candidata a vice em sua chapa ao governo, Lucia França (PSB), e vários candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e na Câmara Federal.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Haddad apontou como injustiça o reajuste de até 30% aplicado agora em 2022 ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores pela atual gestão e garantiu, que se eleito, vai manter a tabela atual. "A tabela de 2022 será teto pelos próximos quatro anos. É dali para baixo. Não vamos aumentar o valor nem nominal. Apenas o carro novo estará fora desse congelamento", afirmou.
A fala de Haddad sobre o imposto pago anualmente pelos proprietários de veículos afaga uma parcela do eleitorado, que, não necessariamente, é beneficiada com outros planos de governo do petista, como o aumento do salário mínimo no estado para R$ 1.580,00. O tema vem no momento em que as pesquisas registram aumento das intenções de voto em Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem como padrinho o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O candidato do PT disse que São Paulo não pode perder o protagonismo de liderar a agenda de modernização do estado brasileiro, porque segundo ele, estamos regredindo do ponto de vista civilizatório, citando como exemplo a intolerância religiosa, a resistência à vacina. Nesse contexto, disse que 2023 poderá ter a volta das torcidas aos estádios de futebol. Hoje os jogos recebem torcida única. " Natural no ano que vem, se o Brasil estiver sendo governado por pessoas democráticas, a gente voltar a conversar para esse retorno das torcidas. É muito chato que as pessoas não possam torcer para o seu time porque não tem clima no estádio", falou o petista. A caminhada pelo calçadão em Santo André foi a única agenda pública de Fernando Haddad nesta 6ª feira.
Veja também: