"O Brasil há 11 anos parou de crescer e isso explode no desemprego" diz Ciro
Candidato do PTB à presidência visitou o bairro da Luz em SP e defendeu projeto nacional de desenvolvimento
O candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) à Presidência da República, o ex-governador cearense Ciro Gomes, realizou campanha nesta 3ª feira (6.set), no Bairro da Luz, região central de São Paulo. O pedetista caminhou e conversou com comerciantes na "Rua das Noivas", local conhecido por vender artigos e roupas para casamentos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Muitos comerciantes reclamaram da falta de acesso às linhas de crédito e que o local, que já abrigou mais de 150 lojas especializadas no setor, tem apenas 90 atualmente. Um empresário afirmou que trabalha na região há 21 anos e já pagou R$ 3 milhões de aluguel, mas que até hoje, não conseguiu uma linha de financiamento para comprar o imóvel alugado.
Em resposta, o candidato afirmou que o país está a mais de 10 anos sem crescer.
"O Brasil há 11 anos parou de crescer. Estamos com um crescimento médio menor dos últimos 182 anos. Isso é uma coisa que impacta na realidade concreta que estou procurando chamar a atenção do Brasil, o colapso do comércio, 610 mil unidades comerciais fecharam no país nessa última década e 38 mil indústrias. Isso explode no desemprego, que saiu da faixa de 5 a 6% para 10, 12%, e tá patinando aí", disse.
O candidato voltou a falar sobre a necessidade de um novo projeto nacional de desenvolvimento.
"Esse projeto tem uma virada na economia popular com uma resposta prática para cada uma dessas questões. Refinanciar a dívida das famílias, refinanciar a dívida das empresas, reestruturar a formatação de crédito no Brasil. Precisamos criar, baseado numa fração das reservas cambiais, que estão sobrando no Brasil, uma espécie de caderneta de poupança, uma linha de crédito operada pelo BNDES, diretamente, para dramatizar a redução de juros", afiirmou.