Lula se encontra com representantes da construção civil em São Paulo
Candidato à presidência disse que vai anunciar programa de infraestrutura no primeiro mês de governo
O candidato à presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de um encontro com empresários e executivos da construção civil, na zona sul de São Paulo, no início da noite desta 3ª feira (23.ago).
+ Lula: "Se eu ganhar eleição, voltaremos a ter política externa ativa e altiva"
Os empresários entregaram ao candidato um documento com mensagens do setor para "um Brasil melhor". Segundo Rodrigo Luna, presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o objetivo é contribuir para o desenvolvimento da habitação no país "com o setor que tem mais de sete milhões de empregos diretos".
O ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo de Lula, iniciou os discursos falando da importância da construção civil para o Brasil.
"A construção civil é a grande porta de entrada do trabalhador no mercado de trabalho", disse Mercadante.
Em seguida, o candidato a vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB), fez uma breve fala afirmando que o setor da construção civil tem "emprego na veia". Alckmin também citou o Programa Casa Paulista, que foi criado quando ele era governador de São Paulo para ser um complemento ao Minha Casa Minha Vida, e disse que caso sejam eleitos, os programas habitacionais serão turbinados.
Lula começou seu discurso dizendo que o Brasil pode retomar seu crescimento econômico a partir da construção civil e que, para isso, a União precisa ajudar o setor.
"O estado precisa se cercar de possibilidade econômica e utilizar seus bancos para ajudar", afirmou Lula.
O ex-presidente disse que, caso seja eleito, o Minha Casa Minha Vida vai "voltar a ser um programa de governo", adequando, para isso, a taxa de juros à possibilidade de sobrevivência de quem quer fazer o investimento em um imóvel próprio.
Ainda segundo Lula, ele pretende anunciar um grande programa de infraestrutura junto com a retomada do Minha Casa Minha Vida logo no primeiro mês de governo.
Entre os representantes do setor da construção civil que participaram do encontro estavam, além de Rodrigo Luna: José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Yorki Estefan, vice-presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo, Romeu Chap Chap, ex-presidente do Secovi-SP e José Romeu Ferraz Neto, presidente da Federação Internacional Imobiliária - Brasil.