Publicidade
Eleições

PDT anuncia vice-prefeita de Salvador como vice na chapa de Ciro Gomes

Com Ana Paula Matos, partido aposta na representatividade da mulher negra para a corrida presidencial

Imagem da noticia PDT anuncia vice-prefeita de Salvador como vice na chapa de Ciro Gomes
Ciro Gomes e Ana Paula Matos
• Atualizado em
Publicidade

No último dia possível para a definição das chapas que irão concorrer à presidência, o PDT definiu nesta 6ª feira (05.ago) o nome da vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes. O anúncio foi feito na sede do partido, em Brasília, depois da convenção da legenda que ocorreu por videoconferência. Ana Paula disputou a indicação com outras seis mulheres filiadas ao PDT. 

Segundo o presidente do partido, Carlos Lupi, o nome foi escolhido por unanimidade e a chapa representa a diversidade do país. O canditato à presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que apesar de a candidata não ser conhecida nacionalmente, ela já tem protagonismo dentro da sigla. Ciro disse ainda que Ana Paula Matos contribuiu para o programa de governo do partido e é reconhecida onde atua pela sua proximidade com as comunidades mais carentes.

"Nós estamos escolhendo uma mulher negra, de origem humilde, que fez de sua luta contra todos os estigmas um ato de vitórias sucessivas. Em uma sociedade que descrimina, ela é uma vencedora. Ela é muito admirada e respeitada nas periferias de Salvador, onde a vi sendo chamada de Ana dos Pobres. Vem especialmente para me ajudar a fazer do meu governo um governo feminino", afirmou Ciro.

Ana Paula Matos é advogada, administradora, professora e servidora concursada da Petrobras. Desde 2013, atua em cargos de gestão no governo de Salvador.

"Assim que eu me apresento ao país: alguém que é preparada, que estudou, que estuda, mas mais do que dos bancos da universidade, alguém que é preparada pelo amor pelo povo, pelo amor com o povo e pelo amor pelo povo. Me orgulho da minha história, da mulher negra que sou, mulher de pele parda que não tem lugar de fala de quem sofreu preconceito pela cor da pele, mas que tem lugar de fala pelo combate ao racismo e a todo e qualquer forma de preconceito", disse a vice.

O anúncio foi feito no último dia de convenção partidária. Ciro tentou dialogar com outros partidos, entre eles PSB e União Brasil, para compor uma chapa, mas por diferentes visões em relação a um projeto de governo, as alianças não foram para frente. O candidato alegou que a chapa que ele pretendia montar quer mudar o sistema de governança atual e a candidata à vice se encaixou nesse perfil.

"Neste momento, ela vem pra preencher uma vaga nessa estratégia nossa que desvenda, de uma vez por todas, aquilo de que se trata as eleições nacionais agora. Na verdade, trata-se de uma única chapa abolicionista contra diversas chapas escravistas", complementou o candidato.

Esta é a quarta vez que Ciro Gomes disputa à presidência da República. Ele disse ainda que conversas para alianças futuras com partidos como PSD, PSB e União Brasil continuam em aberto.

Os candidatos Ana Paula Matos e Ciro Gomes em Salvador, na Bahia | Divulgação

Perfil da vice 

Professora, formada em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1998) e em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001), Ana Paula é pós-graduada em Finanças Corporativas pela Unifacs (2000) e mestre em Administração, pela Universidade Federal da Bahia (2002). É servidora, casada com Vinícius desde 2006, filha da professora Sandra Matos e do médico Paulo Matos.

Na Prefeitura de Salvador já atua desde 2013, no primeiro ano da gestão do, à época, prefeito ACM Neto. Iniciou a trajetória profissional no município como diretora-geral de Suporte à Educação, na Secretaria de Educação, onde foi responsável pela convocação de mais de 1.000 professores e pelo Plano de Carreira da categoria.

Em 2015, foi convidada para assumir a subsecretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza, pasta que tinha como titular o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Com pouco mais de um mês no cargo, juntos, passaram pelos desafios das fortes chuvas de 2015, que foram um marco para a evolução das políticas públicas de assistência social na capital soteropolitana.

Quando Bruno Reis deixou a Secretaria de Promoção Social para ser candidato a vice-prefeito de Salvador, Ana Paula Matos foi conduzida para a titularidade da então Semps (Hoje ? Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer).

Em 2017, assumiu a chefia de Gabinete do vice-prefeito de Salvador. No mesmo ano se tornou secretária Municipal das Prefeituras-bairro e conduziu o processo de descentralização da administração municipal. Em julho 2019 reassumiu a Secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Em 2020 foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade