Ciro sinaliza que, se não ganhar, desistirá de concorrer à presidência
Em Brasília, candidato ao Planalto pelo PDT também fez críticas ao atual governo
Bruna Yamaguti
O candidato ao Palácio do Planalto pelo PDT, Ciro Gomes, disse que, caso não vença as eleições deste ano, colocará "a viola no saco", sinalizando que desistirá de disputar novamente a presidência da República.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Nós temos que colocar em perspectiva que o Brasil precisa discutir finalmente, de forma inadiável, o modelo econômico. Esta é a razão pela qual eu, pela 4ª vez, tento ser presidente do Brasil. Claro que desta vez, chega. Porque, se eu não ganho agora, vou botar a viola no saco porque eu virei o bico falante, o chato, o destemperado", disse Ciro.
O pedetista ainda fez críticas ao atual governo de Jair Bolsonaro (PL) e disse que o modelo econômico neoliberal vai levar o Brasil à "disruptura".
"O país, ao colocar o neoliberalismo como modelo, às vezes a gente pensa que isso não é relevante, mas é exatatamente o que manda no Brasil. Essa crise vai levar o país a uma disruptura ou ao suicídio", afirmou Ciro.
"O Brasil está vivendo hoje a mais grave crise da história. [...] Temos uma caricatura trágica na presidência da República, mas Bolsonaro, essa tragédia, não caiu de Marte por acaso. Ele é muito mais efeito do colapso histórico do pensamento progressista brasileiro", afirmou.
As declarações ocorreram durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Univesidade de Brasília (UnB). A reunião anual da SBPC é o principal evento da comunidade cientifica brasileira. Em 2022, após dois anos sendo realizada de maneira apenas virtual por conta da pandemia de covid-19, ela volta a ser presencial.
Na 5ª feira (29.jul), o ex-presidente Lula (PT) também participou do evento. Na ocasião. O petista prometeu mais recursos para a ciência e afirmou que o atual governo "colocou o Brasil numa máquina do tempo rumo ao passado".
Assim como Lula, Ciro Gomes recebeu do atual presidente da SBPC. O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, um documento com propostas para retomar o
desenvolvimento científico e tecnológico do país.