Publicidade
Eleições

Lula chega a Fundação para encontro com vice-presidente eleita da Colômbia

Francia Márquez participou de outra reunião no local mais cedo também

Imagem da noticia Lula chega a Fundação para encontro com vice-presidente eleita da Colômbia
Lula e Francia Márquez mantém mãos juntas e erguem punhos (Divulgação/PT)
• Atualizado em
Publicidade

O ex-presidente e candidato à Presidência da República nas eleições deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou por volta de 15h15 à Fundação Perseu Abramo, na zona sul da capital paulista, nesta 3ª feira (26.jul) para a reunião com a vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez. Do encontro, participaram também a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PR), o coordenador do programa de governo de Lula, ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, e o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os presentes conversaram sobre a conjuntura latino-americana e mundial, as eleições no Brasil e Colômbia e as perspectivas do governo de Francia e Gustavo Petro. Foi debatido o fortalecimento da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), e o combate à desigualdade social ficou como tema central, de acordo com Amorim. A presidente do PT chegou por volta de 14h45 à Fundação, e o ex-chanceler, às 14h40. A presidente do PT teve outras reuniões no local e fora, nesta 3ª feira. Mais cedo, Francia Márquez participou de outra reunião na Fundação Perseu Abramo. Na ocasião, compareceram ainda Mercadante, a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci, a ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos Nilma Gomes, e a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome Tereza Campello.

Esse primeiro encontro foi coordenado por Mercadante. Nele, foram apresentadas à vice-presidente eleita da Colômbia políticas de inclusão e de ações afirmativas implementadas pelo PT, além de outras de combate à violência contra a mulher e à fome, e de proteção às crianças colocadas em prática em governos petistas. Francia disse ter interesse de criar políticas no mesmo sentido, na Colômbia, e o coordenador do programa de governo de Lula, que também é presidente da Fundação Perseu Abramo, colocou o corpo técnico da entidade à disposição do próximo governo colombiano, que terá início em 7 de agosto, para troca e compartilhamento de informações e estratégias sobre as medidas.

Reuniões paralelas

Depois do término do encontro com Francia, Lula teve outras reuniões, a portas fechadas, na Fundação, enquanto a vice-presidente eleita da Colômbia se encontrava com representantes do movimento negro e políticos de esquerda no local, como o presidente do Psol, Juliano Medeiros, a vereadora paulistana Erika Hilton (Psol) e Sônia Guajajara (Psol), que é pré-candidata a deputada federal por São Paulo. À tarde, a deputada federal e candidata à reeleição Tabata Amaral (PSB-SP) também chegou à Fundação.

Lula, Mercadante e Francia Márquez deixaram o local, em carros diferentes, por volta de 18h55. A socióloga Rosângela Silva, esposa do petista, o acompanhou na agenda. A vice-presidente eleita da Colômbia permanecerá no Brasil nesta 4ª feira (27.jul). Na 5ª feira (28.jul), Lula começará uma visita de dois dias a Brasília. Em 28 de julho, participará da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Auditório dos Professores, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Já no segundo dia, participará da Convenção Nacional do PSB.

**Atualizado às 19h30

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade