PSTU lança no domingo (31.jul) candidatura de Vera Lúcia a presidente
Partido Novo também fará convenção nacional no final de semana
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) fará no domingo (31.jul), em São Paulo, a convenção nacional em que Vera Lúcia será confirmada como candidata da sigla à Presidência da República nas eleições deste ano. O evento está marcado para 14h30, na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, no Tatuapé, zona leste da capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Também na convenção, a indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé) será referendada como candidata a vice-presidente, na chapa. Vera Lúcia nasceu em Inajá (PE), tem 54 anos e é sapateira, além de cientista social. De origem humilde, desde menina precisou trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Já atuou como datilógrafa, faxineira e garçonete. Ela integra o PSTU desde a fundação da sigla, em 1994.
Em 2018, concorreu ao cargo de presidente da República e recebeu 55.762 votos. Em 2020, foi candidata a prefeita de São Paulo e ficou em 12º lugar, com 3.052 votos válidos. Segundo Vera, junto com Kunã Yporã, neste ano, formará "uma chapa inédita na história do nosso país, composta por duas mulheres, uma operária negra e uma indígena". "Teremos o desafio de apresentar um programa socialista contra toda forma de exploração e opressão. Um programa que vai responder às necessidades mais sentidas pelo povo pobre e trabalhador", completou.
Yporã é da etnia Tremembé, do Maranhão, e tem 39 anos. Formada em pedagogia, integra a Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) e a Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.
Partido Novo
Outra sigla que fará sua convenção nacional no próximo final de semana é o Novo. O evento está marcado para começar às 14h de sábado (30.jul) e será realizado no auditório da sede da Amcham, em São Paulo. Na ocasião, o cientista político Felipe d'Avila e o deputado federal Tiago Mitraud (MG) serão confirmados como candidatos a presidente e vice-presidente da República, respectivamente.
Pesquisa de intenção de voto divulgada nesta 2ª feira (25.jul) mostra Vera Lúcia (PSTU) e d'Avila com menos e 1%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida presidencial, com 44%. Na sequência, vem o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%.