Lula se encontra com vice-presidente eleita da Colômbia nesta 3ª feira
Petista apoiou chapa encabeçada por Gustavo Petro na corrida presidencial colombiana
O ex-presidente e candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrará na 3ª feira (26.jul) com a vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez. De acordo com a campanha do petista, a ativista colombiana pelos direitos humanos estará no Brasil nos dias 26 e 27 de julho. A reunião com Lula está marcada para 15h, na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os políticos deverão conversar sobre os mecanismos de integração das nações da América do Sul. Francia Márquez venceu as eleições colombianas, na chapa encabeçada por Gustavo Petro, em 19 de julho. Petro é a primeira pessoa de esquerda eleita presidente da Colômbia. A chapa foi apoiada por Lula; em maio, o petista disse que desejava a eleição do político colombiano para que, "a partir de outubro deste ano, Colômbia e Brasil possam se unir junto a outros países da América do Sul e construir uma América do Sul forte, com integração política, integração econômica, integração cultural, para que tenhamos um bloco muito forte para negociar com os outros blocos do mundo inteiro". "Gustavo Petro é a certeza de que a Colômbia será democrática depois das eleições", completou, na ocasião.
A posse de Petro e Francia Márquez está marcada para 7 de agosto. Nesta 3ª feira, a vice-presidente eleita se reunirá também, ao longo do dia, com Nilma Gomes, ex-ministra das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Brasil, e com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do movimento negro.
Veja também: