Publicidade
Eleições

Ex-prefeito de Duque de Caxias será vice na chapa de Cláudio Castro

Além de ter administrado a cidade da Baixada Fluminense, Washington Reis é ex-deputado pelo MDB

Imagem da noticia Ex-prefeito de Duque de Caxias será vice na chapa de Cláudio Castro
Washington Reis e Cláudio Castro
• Atualizado em
Publicidade

O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), segue firme e forte na intenção de se candidatar à reeleição, em outubro. Assim, tem avançado nas articulações feitas nos bastidores do poder. Na 3ª feira (28.jun), ele anunciou que um político com base na Baixada Fluminense será o seu companheiro de chapa: Washington Reis.

+ Leia as últimas notícias sobre Eleições no portal SBT News

Filiado ao MBD, Reis tem experiência no Legislativo e no Executivo. Ex-deputado federal, exerceu mandato na Câmara de 2011 a 2016. Deixou o Congresso para assumir a prefeitura de Duque de Caxias (RJ), sua cidade natal, função que já havia desempenhado de 2005 a 2008 e para a qual foi reeleito no pleito de 2020.

Agora anunciado como pré-candidato a vice-governador na chapa a ser encabeçada por Castro, Reis renunciou ao cargo de prefeito da cidade localizada na Baixada Fluminense no dia 1º de abril. Inicialmente, ele se apresentou como postulante ao Senado Federal. No início deste mês, no entantanto, levantamento da Paraná Pesquisas mostrou que ele não estava bem cotado para o posto. Na ocasião, conforme registrado pelo SBT News, ele apareceu com apenas 3,1% das intenções de voto, ficando atrás de Romário (PL), Cabo Daciolo (PDT), Marcelo Crivella (Republicanos), Daniel Silveira (PTB) e André Ceciliano (PT).

"É o Rio forte e unido."

Ao apresentar o ex-prefeito de Duque de Caxias como companheiro de chapa, Castro agradeceu publicamente as lideranças políticas envolvidas na oficialização da aliança. Ele citou os presidentes nacionais do MDB (Baleia Rossi) e do Partido Liberal (Valdemar Costa Neto), o presidente do diretório fluminense do PL (Altineu Cortês) e o filho mais velho -- e senador -- do presidente Jair Bolsonaro (Flávio Bolsonaro). "É o Rio forte e unido", comemorou o governador do Rio de Janeiro.

Problema com a Justiça

Washington Reis teve problema com o Poder Judiciário no ano passado. Sob suspeita de irregularidades na campanha de vacinação contra a covid-19, ele chegou a ter R$ 2,45 milhões em bens bloqueados pela Justiça. À frente da prefeitura de Duque de Caxias, ele ainda foi acusado de não cumprir o Programa Nacional de Vacinação -- nesse sentido, foi, em outubro de 2021, o primeiro prefeito do país a desobrigar o uso de máscara de proteção facial.

Fora a questão do combate ao novo coronavírus, a última gestão de Reis como prefeito de Duque de Caxias foi abalada pela onda de crimes contra políticos locais. Somente em 2021, três vereadores foram assassinados: Danilo Francisco da Silva, Joaquim José Santos Alexandre e Aleksandro Silva Faria.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade