Levantamento aponta empate entre pré-candidatos ao governo de Alagoas
Rodrigo Cunha, Paulo Dantas e Rui Palmeira tem percentuais próximos na pesquisa estimulada
Edney Freitas
O levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado na 5ª feira (9.jun), traz um empate técnico entre três pré-candidatos ao governo de Alagoas.
Em um dos cenários estimulados -- quando os entrevistados recebem um lista nominal e apontam em qual desses nomes eles têm a intenção de votar -- o senador Rodrigo Cunha (PSDB) aparece com 26,9%.
Em seguida vem o atual governador Paulo Dantas (MDB) com 25,6% e, depois, o ex-prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSD) com 24,2%. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que os três estão tecnicamente empatados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda nesse cenário, votos em branco, nulo ou nenhum dos pré-canditados somam 15%. Não sabem ou não responderam chega a 8,3%.
Cenário 2
A Paraná Pesquisas também simulou um cenário de situação eleitoral estimulada com dois nomes. Veja os resultados:
Rui Palmeira (PSD) - 39,1%
Paulo Dantas (MDB) - 34,8%
Branco/nulo/nenhum - 18,2%
Não sabe/não respondeu - 7,9%
Cenário 3
Em outra situação eleitoral estimulada, a Paraná Pesquisa colocou na lista os nomes de Rodrigo Cunha, do PSDB e Paulo Dantas (MDB):
Rodrigo Cunha (PSDB) - 41,3%
Paulo Dantas (MDB) - 34,3%
Branco/nulo/nenhum - 17,2%
Não sabe/não respondeu - 7,2%
Foram ouvidas 1.510 pessoas em 35 municípios do estado de Alagoas entre os dias 4 e 8 de junho de 2022. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais e o nível de confiança atinge 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo AL-04485/2022.
Leia também