Fachin critica fake news sobre urnas: "Contra a própria democracia"
Ministro, que preside TSE, fez duras declarações sobre desinformação e sistema eletrônico
Lis Cappi
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, voltou a criticar a desinformação sobre urnas eletrônicas no país. Em pronunciamento, dado nesta 5ª feira (2.jun), o magistrado afirmou que declarações sem provas contra o sistema eletrônico são um atentado contra a democracia.
"Assacar inverdades, disseminar desinformação, criar celeumas fictícias, fermentar dúvidas infundadas contra o sistema eletrônico de votação -- em vigor há 26 anos no país, sem qualquer indício de fraude comprovado - significa atentar contra a atuação escorreita da Justiça Eleitoral", disse Fachin. "um patrimônio de brasileiros, que tem 90 anos de uma história exemplar. Significa, digamos com todas as letras, atentar contra a própria democracia", completou.
A afirmação veio após Fachin incentivar a participação de instituições e organizações da sociedade civil em Missões de Observação Eleitoral -- que promovem atividades com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento do processo eleitoral. O presidente do TSE afirmou que as atividades do grupo são constantes, e seguem recomendações internacionais, o que reforçaria a segurança do processo eleitoral brasileiro.