PSTU lança pré-candidatura de Vinícius Sousa a governador do Espírito Santo
Político é capitão da PM e integrante do Movimento Policiais Antifascismo
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lançou, no sábado (14.mai), em evento no Restaurante Sabor no Fogo, em Vitória, a pré-candidatura do capitão da PM Vinícius Sousa a governador do Espírito Santo e a do dirigente da central sindical CSP-Conlutas Filipe Skiter a senador pelo estado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Vinicius nasceu em Belo Horizonte e se mudou para o Espírito Santo para trabalhar. No território capixada, constituiu família e mora no município de Castelo. Ele é integrante do Movimento Policiais Antifascismo, casado e pai de três crianças. De acordo com o PSTU, "tem sofrido um processo de perseguição política por suas críticas ao sistema político, ao imperialismo e à absurda exploração imposta à classe trabalhadora, mas não abre mão de tomar posição na luta, que é o maior direito e também o maior dever do cidadão brasileiro".
Ainda segundo o partido, o capitão da PM é socialista e militante pela Revolução Brasileira, e "apoiou e atuou nas lutas da classe trabalhadora e das comunidades". "É um lutador do povo. Mais que isso: se propõe a vocalizar um projeto coletivo, pois acredita que somente os trabalhadores e trabalhadoras, a juventude e o povo organizados podem mudar radicalmente essa dura realidade que vivemos".
O evento, iniciado de lançamento da pré-candidatura dele e de Skiter, iniciado às 17h, contou com a presença da pré-candidata do PSTU à Presidência da República, Vera Lúcia. Ao anunciá-lo, o PSTU pontuou: "Nossas candidaturas se propõem a representar uma alternativa classista e socialista nessas eleições. Nada de aliança com os patrões. São candidaturas independentes e combativas, para defender nossos interesses, em detrimento dos interesses dos ricos".
Em manifesto de apoio a Vinícius como pré-candidato, a sigla afirma que as demais pré-candidaturas a governador do Espírito Santo querem "a manutenção das velhas estruturas e privilégios, para não mexer com os interesses dos ricos". "Nossa pré-candidatura é a única que propõe essa convocação dos trabalhadores e da juventude, e que vai apresentar um programa político de enfrentamento às raízes dos problemas da maioria do povo", pontua.
Skiter, por sua vez, é capixaba e socialista. Ele se formou em letras e é também técnico-administrativo em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de militante do PSTU.
Veja também: