Elvis Cezar se filia ao PDT para ser candidato ao governo de SP
Ex-prefeito disse que o lema de sua candidatura será fazer do estado o "mais próspero do país"
O ex-prefeito de Santana de Parnaíba (SP) Elvis Cezar se filiou nesta 5ª feira (31.mar) ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) para ser candidato pela sigla ao governo de São Paulo. Discursando na solenidade de filiação, disse que quer apresentar um "projeto novo" para o estado, destacou resultados de sua gestão na cidade da região metropolitana e cobrou atuação maior da militância do PDT, para ajudar ele e Ciro Gomes a se elegerem governador e presidente, respectivamente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Falando sobre o projeto que deseja implementar no estado de forma mais específica, disse que buscará a "eficiência da gestão pública". Ele se apresentou como uma candidatura que "representa a região oeste de São Paulo". "Uma região de 3 milhões de indivíduos. E a nossa candidatura já sai do berço com no mínimo 300 mil apoiadores".
Em relação à estratégia para ser eleito, afirmou que "é pegar na mão de todas as pessoas" do território paulista, com a militância. De acordo com Cezar, cada indivíduo envolvido na campanha contribuirá para seu desempenho nas urnas, incluindo o(a) candidato(a) a vice-governador(a); não revelou se já há um nome em análise. Questionado sobre os resultados das pesquisas de intenção de voto, que mostram o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) como primeiro colocado na corrida ao Palácio dos Bandeirantes, afirmou que "quem está na frente está surfando a onda de um presidente que está surfando na frente". Também em referência ao petista, na sequência, falou ser preciso "acompanhar os números de quem esteve, de quem já administrou e quem saiu de São Paulo com a menor avaliação de gestão da história".
De acordo com o político, não existe "plano B" em relação a sua participação nas eleições deste ano, isto é, apenas a vitória é visada. O evento de pré-lançamento da candidatura de Elvis está marcado para as 17h do dia 4 de abril, em Santana de Parnaíba. O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, comparecerá. O pré-candidato pedetista a governador paulista disse que sua obrigação e dos demais filiados no diretório "é dobrar" o número de votos para Ciro neste ano, em São Paulo, em comparação com o resultado de 2018, quando recebeu mais de 3 milhões sem ter candidato próprio a governador no território. Ele elogiou o ex-chefe do Executivo cearense: "Nós precisamos da única via, da via do consenso, da via preparada, da via que ouve e que fala. Da via que tem capacidade de levar esse país".
O lema de sua candidatura, pontuou Elvis, será "fazer de São Paulo o estado mais próspero do país". "Mais relevante em todos os segmentos. Será luz que ilumina, que dá condições e que prospecta um Brasil maior". Segundo Lupi -- também presente na solenidade --, o motivo de terem escolhido ele para ser o pré-candidato a governador no território paulista é o seu "preparo" e "competência". O presidente do PDT acrescentou que o desafio do ex-prefeito é fazer no estado o que "já fez em Santana de Parnaíba: um exemplo de gestão, de respeito às minorias, de compromisso social e, principalmente de amor profundo aos mais humildes". Ainda de acordo com Lupi, Elvis representa "tudo de melhor" que a legenda acredita que SP precisa.
O líder pedetista admitiu que a unidade federativa sempre foi o "desafio" do partido e que "não é fácil apresentar uma proposta para este estado". "Tem que conhecer. Tem que ter experiência. Formação. Tem que ter o que mostrar. E eu quero dizer com toda sinceridade: nesses 42 anos de PDT, eu nunca me senti tão orgulhoso de estar ao lado de um companheiro da sua estirpe, do seu nível, da sua seriedade, da sua competência", completou, se referindo a Elvis.
Ele aproveitou o discurso também para atacar o presidente Jair Bolsonaro (PL): "eu penso que nós vamos marcar a diferença nessa eleição mostrando que chega dessa época do improviso. Chega de inventar candidato do bolso do colete para dar o que está dando nesse país aí, que é o Bolsonaro que nunca administrou nem o prédio onde morava e vai para a Presidência da República fazer essa desgraça que está fazendo aí".
Prefeitura
A respeito de sua gestão pelo Executivo de Santana de Parnaíba, o pré-candidato a governador disse no evento que conseguiu empregar um modelo "que virou referência para o país". De acordo com o político, fez do município o mais seguro do estado e consolidou nele uma educação 100% municipal, ou seja, todos os Ensinos são contemplados na cidade.
Outras filiações
Ainda nesta 5ª feira, se filiaram ao PDT-SP também o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo, e o pai de Elvis Cezar, o deputado estadual Marmo Cezar, que também já foi prefeito de Santana de Parnaíba, compareceu ao ato de filiação do filho e, na ocasião, fez um discurso acalorado, elogioso a este e cobrando atuação maior da militância da legenda.
Sobre Aldo, a quem se referiu como um "quadro qualificadíssimo", Lupi afirmou: "Ainda não definimos o papel dele, porque isso vai depender de uma conversa com os meus companheiros".
Veja também: