Eleições

Bolsonaro e Lula estacionam no cenário eleitoral, diz PoderData

Presidente e petista mantiveram desempenho de fevereiro: 40% de Lula frente 30% de Bolsonaro, no 1º turno

Imagem da noticia Bolsonaro e Lula estacionam no cenário eleitoral, diz PoderData
Jair Bolsonaor e lula
• Atualizado em
SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantiveram o mesmo desempenho em simulações de 1º turno para a corrida presidencial de 2022: Lula lidera com 40% e Bolsonaro está em segundo, com 30% das intenções de voto. As informações são da pesquisa PoderData, divulgada pelo jornal Poder360 nesta 4ª feira (16.mar).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O levantamento, realizado de 13 a 15 de março, apresenta resultado semelhante ao apurado há duas semanas -- quando Lula estava com os 40% da intenção de voto frente a 32% de Bolsonaro -- a variação mostra que os dois candidatos estacionaram, pela variação dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais.

Em relação a um possível segundo turno entre Bolsonaro e o petista, a diferença também se manteve estável sobre o cenário de fevereiro: atualmente, os dois têm diferença de 14 p.p, e Lula lidera em todos os cenários do segundo turno.

No período de apuração, foram destaque no cenário político o período de guerra entre Rússia e Ucrânia e aumento dos preços de combustíveis. O levantamento perguntou, atrês mil pessoas, qual seria o voto para Presidência se a eleição fosse hoje. 

Além dos principais nomes, Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro lugar na simulação de 1º turno, com 7% das intenções de voto. A posição está em empate com Sergio Moro (Podemos), também com 7%. João Doria (PSDB) marca os 2%, o mesmo que o correligionário Eduardo Leite, que é cotado como possibilidade ao Planalto pelo PSD.

O levantamento

A pesquisa ouviu, por telefone, três mil pessoas com 16 anos ou mais em 265 municípios de 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR 00835/2022.
 

Últimas Notícias