PT e PSB irão buscar acordo nos próximos 10 dias para federação
Partidos discutem, juntamente com PV e PCdoB, a união dos blocos
Terminou sem acordo a reunião entre PSB, PT, PCdoB e PV para chegarem a um consenso sobre a possível formação da federação das legendas. Por isso, uma nova reunião irá ocorrer em dez dias.
No encontro de ontem (11.fev), o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, apresentou as sugestões da sigla para definir, principalmente, como irá funcionar o comando do bloco.
Sobre a composição dos integrantes da assembleia da federação, a direção nacional do PSB sugeriu que "para assegurar uma representação partidária mais equânime nesta instância" seja considerada, além da proporcionalidade da Câmara dos Deputados, também a quantidade de prefeitos e vereadores eleitos pelos partidos em 2020.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com isso, por exemplo, o PSB conseguiria aumentar a sua representatividade na assembleia porque conseguiu eleger 250 prefeitos em 2020 e o PT 179.
Em nota assinada pelos quatro dirigentes partidários, os presidentes nacionais das legendas destacaram que "as sugestões apresentadas pelo PSB serão examinadas pelas direções dos partidos e um novo encontro será realizado dentro de dez dias".
Participaram da reunião, além de Siqueira, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; a presidente do PCdoB, Luciana Santos; e o presidente do PV, José Luiz Pena.