PSDB dá como certo apoio do Cidadania à candidatura de Doria
Pré-candidato a presidente, o senador Alessandro Vieira nega que haja aliança entre as duas siglas
Integrantes do PSDB dão como certo o apoio do Cidadania à candidatura do governador de São Paulo, João Doria, para a Presidência da República e à do vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, para chefe do Executivo paulista, em 2022. A sigla trabalha agora para que o União Brasil -- formado pela fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL) -- e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) também decidam apoiar Doria nas eleições deste ano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Tanto o União Brasil como o MDB -- cuja pré-candidata a presidente é a senadora Simone Tebet (MS) -- firmaram aliança com o PSDB para ajudar Rodrigo Garcia a tentar se eleger governador de São Paulo. Em dezembro, a mais nova sigla disse que apoiar o tucano "representa manter São Paulo no caminho da prosperidade, do crescimento econômico e da justiça social. Representa também um importante passo no caminho de selar novas alianças regionais que possam unir o Brasil em torno de um grande projeto de pacificação nacional, com foco na retomada do crescimento e na geração de emprego e renda". O MDB, por sua vez, confirmou que poderá indicar o vice da chapa de Garcia, desde que não tenha candidato a senador pelo território paulista.
Em setembro do ano passado, o Cidadania oficializou o senador Alessandro Vieira (SE) como pré-candidato à Presidência pela legenda. Questionado pelo SBT News se a pré-candidatura está mantida ou se pretende trocar de partido, tendo em vista o apoio que o Cidadania daria a Doria, o parlamentar disse que "não existe aliança firmada com o PSDB". Por outro lado, afirmou que ambas as siglas dialogam sobre a possibilidade de formarem federação partidária. Mudança nas eleições deste ano, em relação às anteriores, as federações devem durar no mínimo quatro anos, quando criadas, e têm as mesmas obrigações dos partidos. Por exemplo, o registro de um estatuto junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito.
Nas pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2022, tanto Doria como Alessandro Vieira vêm aparecendo com no máximo um dígito. O governador de São Paulo já definiu quatro nomes para o comitê responsável por estabelecer as diretrizes da área de economia em seu programa de governo nas eleições de 2022. São eles o secretário da Fazenda paulista, Henrique Meirelles, a doutora em economia Ana Carla Abrão Costa, a mestre em direito tributário Vanessa Rahal Canado e a economista Zeina Latif. Outros dois profissionais ainda deverão ser incluídos.
Veja também: