Publicidade
Eleições

Doria anuncia Henrique Meirelles e 3 mulheres para equipe econômica

Eventual gestão do tucano na Presidência deverá ser pautada no liberalismo econômico e em ações sociais

Imagem da noticia Doria anuncia Henrique Meirelles e 3 mulheres para equipe econômica
João Doria (PSDB) ao lado de Henrique Meirelles, Ana Carla Abrão Costa, Vanessa Rahal Canado e Zeina Latif
• Atualizado em
Publicidade

O governador de São Paulo e pré-candidato a presidente da República, João Doria (PSDB), anunciou nesta 5ª feira (16.dez) profissionais que comporão o comitê responsável por estabelecer as diretrizes da área de economia em seu programa de governo nas eleições de 2022. São eles o secretário da Fazenda paulista, Henrique Meirelles, a doutora em economia Ana Carla Abrão Costa, a mestre em direito tributário Vanessa Rahal Canado e a economista Zeina Latif.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em coletiva de imprensa no Hotel Rosewood São Paulo, inaugurado nesta 5ª na Bela Vista, região central da capital paulista, Doria disse que Meirelles será o líder do comitê, mas que montou uma "equipe econômica", rejeitando a ideia de fazer um eventual governo com um "posto Ipiranga" da economia - como o presidente Jair Bolsonaro (PL) se referiu ao ministro Paulo Guedes ainda em 2018.

Nas palavras de Doria, "não se terceiriza política econômica". Mestre em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Henrique Meirelles foi presidente do Banco Central (BC) entre 2003 e 2011 e ministro da Fazenda no governo de Michel Temer. Ana Carla é Doutora em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e foi presidente do Conselho de Gestão Fiscal do Município de São Paulo na gestão de Doria como prefeito.

Vanessa Canado, por sua vez, é mestre em direito tributário e doutora em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e foi assessora especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, para assuntos relacionados à reforma tributária entre 2019 e abril de 2021. Já Zeina Latif é graduada em economia pela USP, e tem mestrado e doutorado na instituição. Em 2006, foi eleita pela revista Forbes como "Mulher mais influente do Brasil na categoria Economia".

As diretrizes para a economia, no plano de governo de Doria, deverão ser pautadas no liberalismo e em ações sociais. O governador paulista disse ainda que é possível serem incluídas até duas outras pessoas no comitê. O anúncio está previsto para o início do próximo mês de março.

Na coletiva desta 5ª feira, Meirelles afirmou que "o emprego é o melhor programa social que existe". Além disso, disse que o governo paulista já tem um programa liberal com ações e preocupações sociais e, em relação ao programa de governo de Doria, pontuou que responsabilidade social e convergência das diferentes áreas (economia, educação, saúde, etc.) para um mesmo objetivo são necessárias.

Ana Carla disse que o plano econômico do programa de governo de Doria se assenta em conceitos que lhes "são muito caros": crescimento, combate às desigualdades, qualidade da educação e criação de um ambiente de negócios propício aos investimentos. Em suas palavras, "o Brasil tem se desviado dos seus problemas reais e tem debatido o que, na verdade, não vai fazer grande diferença". Ela acrescentou que o comitê visa a "resgatar a capacidade de gestão do estado".

Para Vanessa Rahal, clareza das regras do Brasil "é fundamental para o crescimento econômico". Zeina Latif, por sua vez, afirmou que a "igualdade de oportunidades é essencial". Ainda segundo ela, "muitas vezes a gente tem políticas públicas adequadas, como uma reforma trabalhista, mas ela só vai ter impacto pleno quando outros temas avançarem em paralelo".

Programa de governo

Doria disse que sua equipe econômica terá liberdade para trabalhar. A pessoa encarregada de comandar o seu programa de governo deverá ser anunciada no início de 2022. Também segundo o tucano, a equipe do programa passará a trabalhar em uma casa na Avenida Brasil, no Jardim Paulista, bairro nobre da zona oeste de São Paulo.

O governador minimizou o significado da última pesquisa de intenção de votos para presidente, do Ipec, em que aparece com 2%; de acordo com ele, as pessoas não estão preocupadas com política neste momento, o que mudará a partir de maio de 2022, e "pesquisa não dá resultado de eleição".

Em outro momento, criticou a Proposta de Emenda à Constitução (PEC) dos Precatórios: "Não há a menor hipótese de manter". Sobre o assunto, Zeina disse que é preciso entender o porquê de essas dívidas terem subido e atuar para reduzi-las. Já Ana Carla classificou a PEC como "eleitoral". Para ela, programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil -- viabilizado pela mudança nas regras dos precatórios -- são fundamentais, mas "precisam estar desvinculados de ações que são populistas".

Aliança com o União Brasil

Respondendo a um questionamento sobre conversas que tem mantido com outros partidos, Doria revelou que o União Brasil, sigla nascida da junção entre DEM e PSL, apoiará o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), na corrida ao Palácio dos Bandeirantes em 2022. O anúncio oficial do apoio é esperado para a próxima semana.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade