Publicidade
Eleições

Veja o debate a prefeito de Palmas no Tocantins

Dois candidatos desistiram de participar. Outros oito apresentam suas propostas.

Imagem da noticia Veja o debate a prefeito de Palmas no Tocantins
Cenário do debate em Palmas
• Atualizado em
Publicidade
 

A TV Norte Tocantins/SBT fará um debate composto por cinco blocos, nos dois primeiros, os candidatos respondem às perguntas feitas por dois adversários, seguindo a ordem e cruzamento definidos previamente por sorteio. No terceiro e quarto bloco, os candidatos farão perguntas a um adversário de sua preferência. Na quinta parte do evento, o mediador levantará um questionamento elaborado pela emissora, que será respondido obedecendo a ordem do sorteio. Por fim, cada um dos candidatos a prefeito terá um tempo para fazer suas considerações finais. 

  Participarão oito candidatos: Barbieiro (Podemos), Bazzoli (Psol), Eli Borges (Solidariedade), Gil Barison (Republicanos), Júnior Geo (Pros), Marcelo Lelis (PV), Thiago Amastha (PSB) e Vilela (PT). Cinthia Ribeiro (PSDB) e Vanda Monteiro (PSL) informaram da desistência delas de participar neste sábado.

Acompanhe
 

Este é o primeiro de uma série de três debates que acontecerão nas maiores cidades do estado, o próximo será feito em Gurupi, no dia 06 de novembro e o último em Araguaína, no dia 12 de novembro.

 

Candidatos participantes

 

BARBIEIRO (Podemos)

Alan Barbiero é engenheiro agrônomo, professor, empresário, ex-deputado estadual e ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pai de três filhas, cristão e mora em Palmas há 26 anos.Nascido em Goiânia (GO) e criado em Gurupi (TO), Barbiero se formou em engenharia agronômica em 1990. Fez dois mestrados na França e um doutorado no Canadá. Seu primeiro cargo foi como diretor executivo da Alternativa a Pequena Agricultura do Tocantins (APATO) em 1993. Em 2003, ele tomou posse como o primeiro reitor da UFT. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito nas eleições para a Prefeitura de Palmas, mas não venceu. Em 2013, Barbiero foi convidado para assumir a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Em 2014, lançou sua candidatura a Deputado Estadual pelo PSB, e alcançou a primeira suplência após receber quase 11 mil votos. Em 2015, assumiu a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Palmas. Em 2017, assumiu o cargo de Deputado Estadual. Esta é a primeira vez que ele disputa as eleições para o cargo de prefeito de Palmas.

 

BAZZOLI (Psol)

João Aparecido Bazzoli é advogado e trabalha como professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Direito. Ele atua nas áreas de conhecimento envolvendo Cidade, Ambiente e Regularização Fundiária. Bazzoli também possui mestrado e doutorado, assim como pós-doutorado pela Universidade de Lisboa. Esta é a primeira vez que o político se candidata ao cargo de prefeito.

 

ELI BORGES  (Solidariedade)

Eli Borges, natural de Ipameri (GO), é casado e tem três filhos. Atualmente, exerce o seu primeiro mandato como deputado federal. Ele é pastor e agropecuarista no estado.

Chegou ao Tocantins em 1988, ao ser transferido pelo Branco do Brasil. Em 1992, decidiu se candidatar pela primeira vez a um cargo político e foi eleito para ocupar uma vaga de vereador, na Câmara Municipal de Palmas. Em 1996, se candidatou e foi reeleito para o mesmo cargo. No ano de 2000, venceu mais uma vez para ocupar uma cadeira no legislativo municipal.

Em 2002, foi eleito para o cargo de deputado estadual. Nas eleições seguintes, em 2006, 2010 e 2014, o político venceu novamente as eleições majoritárias para assumir cadeira na Assembleia Legislativa. Em 2018, consegui votos suficientes para representar o Tocantins na Câmara Federal, em Brasília, onde exerce o cargo atualmente.

 

GIL BARISON (Republicanos)

Gil Barison, 59 anos, natural de São Paulo (SP), é casado e tem quatro filhos. Cirurgião dentista por formação, é também empresário pioneiro na capital. Atua no ramo imobiliário, é idealizador e proprietário de condomínios na capital e de empresas no ramo de alimentação. Esta é a primeira vez que ele disputará um cargo político.

 

JÚNIOR GEO (Pros)

Professor Júnior Geo iniciou sua trajetória em 2013 como vereador na Câmara Municipal de Palmas. Em 2016 foi reeleito e em 2019 iniciou sua atuação como deputado estadual e presidente do PROS Tocantins. Geo é professor concursado desde 2005 do IFTO em Palmas e leciona também no setor privado, para estudantes do ensino médio, pré-vestibulares e preparatórios para concursos.

 

MARCELO LELIS (PV)

Morador de Palmas desde 1992, Marcelo Lelis chegou à capital do Tocantins com 22 anos e trabalhou 12 anos na prefeitura. Implantou todo o projeto paisagístico da capital, criou e administrou o projeto AMA. Em 2004 foi eleito vereador de Palmas. Em 2006 foi o deputado estadual mais votado da história de da cidade. Marcelo Lelis tem 50 anos e é casado com a deputada estadual Cláudia Lelis. Ele disputou a Prefeitura de Palmas duas vezes, em 2008 e 2012, mas não foi eleito. Também está fora da política desde 2014, quando foi condenado por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2012 e ficou inelegível por oito anos.



 

TIAGO AMASTHA (PSB)

Tiago é advogado, casado, tem um filho e atualmente ocupa o cargo de vereador de Palmas pelo PSB. Ele se apresenta como ativista pela educação, é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Florianópolis, pós graduado em Direito Público. Tem ligações com o movimento estudantil, sendo que foi presidente do centro acadêmico de direito João Luiz Duboc Pinaud, presidente da União Catarinense dos Estudantes e vice presidente sul da União Nacional dos Estudantes (UNE), onde começou a carreira política. Foi diretor executivo do Instituto Tocantins Mais Futuro e secretário de diversas pastas durante a gestão de Carlos Amastha, incluindo secretário de governo e de integração social e defesa do consumidor. Ele foi eleito vereador de Palmas pela primeira vez em 2016. Em 2018 se candidatou ao cargo de deputado federal, mas não foi eleito e ficou como primeiro suplente. Esta é a primeira vez que Tiago Andrino se candidata ao cargo de prefeito.

 

VILELA (PT)

Natural de Boa Esperança, em Minas Gerais, Vilela é empresário e se instalou em Palmas em 1991. Na iniciativa privada, ele atua no ramo imobiliário e do comércio varejista de petróleo.O candidato já concorreu a vereador por Palmas, em 2004, e a deputado federal pelo Tocantins, em 2018, mas não foi eleito. Na última tentativa, obteve 2.589 votos. Vilela é presidente do Diretório Metropolitano do PT e tem 62 anos.


CANDIDATOS QUE DESISTIRAM
 

CINTHIA RIBEIRO (PSDB)

Presidente Estadual do PSDB no Tocantins, Cinthia Ribeiro tem 43 anos e é natural de Anápolis (GO). É fonoaudióloga formada pela Unip, em Brasília, empresária e pós-graduada em Direito e Combate à Corrupção. Em sua carreira política foi candidata à vice-governadora na eleição de 2014. Anunciada pelo prefeito Carlos Amastha como candidata à vice-prefeita em sua chapa à reeleição, Cinthia Ribeiro foi eleita para o cargo em outubro de 2016. Ela assumiu a Prefeitura de Palmas em abril de 2018, após renúncia do titular do cargo.

Cinthia Ribeiro também é vice-presidente de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP). A sua bandeira é a defesa dos direitos da mulher e sua participação nos mais diversos segmentos da sociedade. Cinthia Ribeiro foi casada com o senador João Ribeiro e tem um filho de 13 anos.

 

VANDA MONTEIRO (PSL)

Nasceu em 14 de Abril de 1982 na cidade de Miranorte, no Estado do Tocantins. Residente em Palmas há 26 anos, é bacharel em Direito. Filha de Zoroastro Rodrigues Monteiro (In Memoriam) e Lindaura Ribeiro Monteiro, primeira agente comunitária de saúde do município de Palmas.  Filiada ao PSL, Vanda Monteiro foi eleita ao cargo de vereadora de Palmas em 2016 com a votação expressiva de 1.825 votos, exercendo seu mandato como primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Em 2018 foi eleita Deputada Estadual do Tocantins, para o mandato de 2019-2022 com 7.796 votos, sendo a única deputada estadual no Tocantins eleita no partido do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade