Tarifa global será algo em torno de 15% a 20%, diz Trump; Brasil terá 50%
Exportações brasileiras pagarão mais do que o dobro da média dos outros países

SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (28) que espera que o país estabeleça tarifas na faixa de 15% a 20% para os países que não chegarem a um acordo comercial negociado com Washington.
"Eu diria que será em algum lugar na faixa de 15% a 20%", disse Trump a repórteres, sentado ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em seu resort de golfe em Turnberry, na Escócia. "Provavelmente um desses dois números"
Brasil
Com isso, a taxação imposta ao Brasil, de 50%, será mais do que o dobro do máximo estipulado. Ela está prevista para entrar em vigor no dia 1 de agosto, a próxima sexta-feira.
O governo federal reafirmou nesse domingo (27) seguir aberto a negociar sobre "questões comerciais" junto aos Estados Unidos "com base em diálogo, sem qualquer contaminação política ou ideológica".
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também afirmou que "a soberania do Brasil e o estado democrático de direito são inegociáveis".
+ EUA suspendem restrições à exportação de tecnologia para a China
Carta aos países
Trump disse que seu governo enviará em breve cartas a cerca de 200 países notificando-os sobre a taxa tarifária esperada sobre as exportações para os EUA.
Ele impôs uma tarifa adicional de 10% sobre a maioria dos países em abril, e muitos outros deverão ver suas tarifas aumentarem a partir de 1º de agosto.