EUA suspendem restrições à exportação de tecnologia para a China
Informação foi confirmada pelo jornal Financial Times; medida busca evitar tensão bilateral e reacender negociações comercias entre Pequim e Washington
SBT News
Os Estados Unidos suspenderam restrições à exportação de produtos de tecnologia para a China. A informação foi publicada nesta segunda-feira(28) pelo jornal britânico Financial Times e aponta que a medida faz parte de uma estratégia para facilitar um possível acordo comercial entre Pequim e Washington.
+Trump e União Europeia fecham acordo para reduzir tarifas comerciais
Segundo o veículo, o Departamento de Comércio dos EUA, órgão responsável pelos controles de exportação, recebeu orientação para evitar ações mais rigorosas contra a China nos últimos meses. A mudança de postura teria sido confirmada por oito fontes, incluindo autoridades em exercício e ex-funcionários do governo norte-americano.
Ao retornar a Casa Branca, o presidente Donald Trump chegou a considerar o bloqueio das exportações de chips para o mercado chinês. A administração teria informado à gigante Nvidia que vetaria o envio do chip H20, desenvolvido especialmente para atender à China após a gestão de Joe Biden restringir a venda de componentes mais avançados.
+ Grave acidente envolvendo trem deixa mortos e feridos na Alemanha
No entanto, Trump recuou da decisão após conversas com o CEO da Nvidia, Jensen Huang. Neste mês, a empresa anunciou que retomaria as vendas do H20 para o mercado chinês.
O Financial Times ainda informou que um grupo de 20 especialistas em segurança nacional e ex-funcionários, incluindo Matt Pottinger, que foi vice-conselheiro de segurança nacional na primeira gestão Trump — devem enviar nesta segunda-feira (28) uma carta ao secretário de Comércio, Howard Lutnick, manifestando preocupação com o relaxamento das medidas.
+China propõe cooperação global em inteligência artificial em resposta a plano dos EUA