Economia

Setor de serviços a famílias tem o melhor resultado desde 2015

Melhora no emprego e renda impulsionaram consumo de serviços como restaurantes, academias, salões de beleza e shows

Imagem da noticia Setor de serviços a famílias tem o melhor resultado desde 2015
Aquecimento da renda e do emprego impactam nível de consumo
• Atualizado em

A redução do desemprego e a melhora do rendimento das famílias em 2024 fizeram com que o item "serviços prestados às famílias" alcançasse os melhores índices desde fevereiro de 2015. Em novembro de 2024, essas atividades tiveram expansão de 1,7% na comparação com outubro do mesmo ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Entenda o que são serviços prestados às famílias

São serviços de caráter eminentemente presencial, ou seja, o usuário vai ao local do serviço para usufruir dele. Este grupo de atividades inclui restaurantes, serviços de bufê, espetáculos de teatro e musicais, hotéis, parques de diversão, academia, lavanderia, cabeleireiro e ensino de idiomas.

Os serviços prestados às famílias são um dos cinco grandes grupos de atividades pesquisadas pelo IBGE para medir o desempenho do setor de serviços como um todo. Os outros quatro grupos de atividades pesquisadas são: transporte, correios, telecomunicações e tecnologia da informação.

Efeito da renda

Entre os serviços prestados às famílias, os bons resultados se devem ao nível de emprego e de renda no país. Quanto mais aquecido estiver o mercado de trabalho e melhor o nível da renda dos brasileiros, maior é o consumo de serviços como restaurantes, hospedagens, academias, shows, etc.

Durante a pandemia, as restrições impostas pelo isolamento fizeram com que os serviços prestados às famílias fossem um dos grupos mais afetados.

Volume de serviços

No geral, o volume de serviços no Brasil recuou 0,9% na passagem de outubro para novembro de 2024.

Já no acumulado de maio a novembro de 2024, esse setor da economia cresceu 6,7%, em relação ao mesmo período de 2023. Foram seis altas mensais e uma estabilidade. No acumulado de 12 meses, o aumento é de 5%.

Assuntos relacionados

IBGE
Emprego
serviços

Últimas Notícias