Publicidade
Economia

Setor de serviços a famílias tem o melhor resultado desde 2015

Melhora no emprego e renda impulsionaram consumo de serviços como restaurantes, academias, salões de beleza e shows

Imagem da noticia Setor de serviços a famílias tem o melhor resultado desde 2015
Aquecimento da renda e do emprego impactam nível de consumo
Publicidade

A redução do desemprego e a melhora do rendimento das famílias em 2024 fizeram com que o item "serviços prestados às famílias" alcançasse os melhores índices desde fevereiro de 2015. Em novembro de 2024, essas atividades tiveram expansão de 1,7% na comparação com outubro do mesmo ano. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ Governo Lula decide revogar ato sobre fiscalização do Pix

Entenda o que são serviços prestados às famílias

São serviços de caráter eminentemente presencial, ou seja, o usuário vai ao local do serviço para usufruir dele. Este grupo de atividades inclui restaurantes, serviços de bufê, espetáculos de teatro e musicais, hotéis, parques de diversão, academia, lavanderia, cabeleireiro e ensino de idiomas.

Os serviços prestados às famílias são um dos cinco grandes grupos de atividades pesquisadas pelo IBGE para medir o desempenho do setor de serviços como um todo. Os outros quatro grupos de atividades pesquisadas são: transporte, correios, telecomunicações e tecnologia da informação.

+ Donas de falsa agência de viagem são indiciadas por estelionato em São Paulo

Efeito da renda

Entre os serviços prestados às famílias, os bons resultados se devem ao nível de emprego e de renda no país. Quanto mais aquecido estiver o mercado de trabalho e melhor o nível da renda dos brasileiros, maior é o consumo de serviços como restaurantes, hospedagens, academias, shows, etc.

Durante a pandemia, as restrições impostas pelo isolamento fizeram com que os serviços prestados às famílias fossem um dos grupos mais afetados.

Volume de serviços

No geral, o volume de serviços no Brasil recuou 0,9% na passagem de outubro para novembro de 2024.

Já no acumulado de maio a novembro de 2024, esse setor da economia cresceu 6,7%, em relação ao mesmo período de 2023. Foram seis altas mensais e uma estabilidade. No acumulado de 12 meses, o aumento é de 5%.

Publicidade

Assuntos relacionados

IBGE
Emprego
serviços
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade